Pontifício Instituto de Música Sacra promove o projeto: Vamos cantar com o Papa
O projeto tem como objetivo tornar o canto gregoriano, uma linguagem musical e espiritual universal em celebrações como as missas papais, acessível a todos e promover a participação ativa e consciente na liturgia.
Foto: Pontificio Istituto di Musica Sacra /Facebook
Redação (19/05/2025 11:10, Gaudium Press) “Let’s sing with the Pope” (Vamos cantar com o Papa) é uma nova iniciativa do Pontifício Instituto de Música Sacra (PIMS), uma série de pequenos tutoriais em vídeo educativos nas mídias sociais para ajudar o povo de Deus a cantar junto com o Santo Padre durante as principais celebrações litúrgicas. Com esses tutoriais, o Pe. Robert Mehlhart OP, presidente do Pontifício Instituto de Música Sacra, apresentará composições simples e de fácil execução para incentivar uma participação mais ativa e consciente.
Em uma entrevista ao Vatican News, o Pe. Robert Mehlhart OP conta que a ideia surgiu espontaneamente.
Depois de ver o Papa Leão XIV cantar durante sua primeira Regina Caeli, ele percebeu que poderia ajudar as pessoas a se envolverem mais. “Vi o Papa se dirigindo ao seu povo”, explica o Pe. Mehlhart, “e a maioria das pessoas poderia se juntar a ele”. Ele percebeu que havia pessoas que “gostariam de ter se juntado a ele, mas não estavam realmente preparadas”. Imediatamente pensou em como os dominicanos poderiam oferecer uma mão amiga. Com isso, nasceu a série “Let’s Sing with the Pope” (Vamos cantar com o Papa).
O projeto tem como objetivo tornar o canto gregoriano, uma linguagem musical e espiritual universal em celebrações como as missas papais, acessível a todos e promover a participação ativa e consciente na liturgia.
O sacerdote dominicano ressalta que o canto é parte integrante das celebrações cristãs. No entanto, não importa se você tem formação clássica ou se sua única experiência é cantar em karaokê, suas habilidades musicais não devem impedi-lo de participar das liturgias cristãs.
O Pontifício Instituto de Música Sacra foi fundado pelo Papa Pio X em 1910. Ele está localizado em Roma, a oeste da Cidade do Vaticano, no antigo local da Abadia Pontifícia de São Jerônimo na Cidade. Possui 153 alunos provenientes de 44 países, 10 deles cantaram no coro na missa do início do pontificado do Papa Leão XIV.
Deixe seu comentário