Gaudium news > Pontifícia Universidade Lateranense celebra seus 250 anos

Pontifícia Universidade Lateranense celebra seus 250 anos

Fundada no ano de 1773 pelo Papa Clemente XIV a Pontifícia Universidade Lateranense foi chamada pelo Papa João Paulo II, em 1980, de “Universidade do Papa”.

Pontificia Universidade Lateranense celebra seus 250 anos 2

Foto: Divulgação.

Itália – Roma (06/10/2022 13:11, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Lateranense completou, no dia 4 de outubro, 250 anos de sua fundação. Para celebrar essa efeméride, o Cardeal Vigário Angelo De Donatis, Grão-Chanceler da Universidade, presidiu uma Santa Missa no local.

Fundada no ano de 1773 pelo Papa Clemente XIV após a união do então Seminário Romano com a Escola de Teologia do Colégio Romano, a Pontifícia Universidade Lateranense foi chamada pelo Papa João Paulo II, em 1980, de “Universidade do Papa”.

Pontificia Universidade Lateranense celebra seus 250 anos 3

Foto: Divulgação.

Palestra ministrada pelo Cardeal Mario Grech

Após a Santa Missa, estudantes de diversos países e docentes de várias universidades se reuniram no auditório da instituição para assistir uma palestra ministrada pelo Cardeal Mario Grech, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.

“Uma correta recepção da eclesiologia conciliar está ativando processos tão frutuosos que nem mesmo o Concílio tinha imaginado e nos quais se manifesta a ação do Espírito que guia a Igreja”, afirmou o purpurado fazendo uma referência ao Concílio Vaticano II.

Pontificia Universidade Lateranense celebra seus 250 anos 1

Foto: Divulgação.

Primeiro reitor leigo da história da Pontifícia Universidade Lateranense

O professor Vincenzo Buonomo, reitor desde 2018 e primeiro leigo a assumir essa função na história da Pontifícia Universidade Lateranense, assegurou que “em 250 anos, foram alcançados grandes objetivos na educação e na pesquisa, na paz e na defesa da Casa Comum, nosso próximo futuro”.

“São objetivos que variam desde a formação até a pesquisa e que são necessários para trazer à tona pessoas capazes de dar uma contribuição importante para a vida da Igreja e da sociedade”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas