Gaudium news > Polônia: Oito viúvas entram para a Ordem das Viúvas

Polônia: Oito viúvas entram para a Ordem das Viúvas

São as primeiras mulheres da diocese polonesa de Legnica, que, após a morte de seus maridos, decidiram viver de acordo com os conselhos evangélicos: Castidade, Pobreza e Obediência.

Foto: diecezja legnica

Foto: diecezja legnica

Redação (15/12/2023 10:46, Gaudium Press) No 1º domingo do Advento, na Catedral de Legnica, Polônia, Dom Andrzej Siemieniewski presidiu a solene consagração de oito viúvas ao Ordo Viduarum, ou seja, à Ordem formada por mulheres que decidem permanecer para sempre na condição de viúvas. Com efeito, são as primeiras da diocese polonesa de Legnica, que, após a morte de seus maridos, decidiram viver de acordo com os conselhos evangélicos: Castidade, Pobreza e Obediência.

A cerimônia contou com a presença de sacerdotes da paróquia de origem das viúvas, familiares, amigos e fiéis de Legnica. Ao empreenderem essa jornada de vida, as senhoras, além de recitarem a Liturgia das Horas, a oração oficial da Igreja usada pelos clérigos, se envolverão ainda mais na vida de suas respectivas comunidades paroquiais.

Em sua homilia, o bispo de Legnica explicou aos fiéis o significado do rito de consagração das viúvas: “a bênção das viúvas indica que há mulheres que querem imitar as santas mulheres que as Escrituras apresentam como exemplo de uma vida dedicada a Deus, à família e aos outros”.

No Antigo Testamento, Deus revelou o valor da viuvez; mulheres que perderam seus maridos e ficaram viúvas por amor de Deus, como Tamar, Noemi, a viúva de Sarepta, que hospedou o profeta Elias. O bispo destacou ainda “a viúva Judite, que se tornou uma heroína do povo eleito, que se sacrificou por seu povo. Ela se tornou uma imagem da vitória do bem sobre o mal”.

Dom Siemieniewski observou que também no Novo Testamento encontramos viúvas que acompanharam Jesus. “A viúva de Naim, que testemunhou a ressurreição, de seu filho por Jesus, um sinal de restauração da esperança, do fortalecimento da fé na misericórdia de Deus”.

O bispo assinalou que o exemplo mais belo de uma vida consagrada a Deus é Maria, que também ficou viúva. “Após a morte de José, ela foi deixada sozinha e, na cruz do Gólgota, acolheu todos os homens como seus filhos. Ela se tornou a melhor mãe e cumpriu fielmente a tarefa que Deus lhe confiou”.

Como sinal externo da viuvez consagrada, Dom Andrzej Siemieniewski deu a cada uma das senhoras uma cruz e um livro da Liturgia das Horas.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas