Gaudium news > Polônia: declaração de Bispos encoraja fiéis a defenderem templos e objetos sagrados

Polônia: declaração de Bispos encoraja fiéis a defenderem templos e objetos sagrados

Bispos poloneses: “Ninguém pode defender melhor a Igreja e os objetos sagrados do que a comunidade dos fiéis”

Bispos poloneses: "Ninguém pode defender melhor a Igreja e os objetos sagrados do que a comunidade dos fiéis"

Redação (29/10/2020, 17:00, Gaudium Press) O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Polonesa tornou pública uma declaração na qual deplora a violência exercida contra a Igreja pelos radicais pró-aborto.

A declaração encoraja os fiéis a defenderem os templos e os objetos sagrados ao afirmar que “Ninguém pode defender melhor a Igreja e os objetos sagrados do que a comunidade dos fiéis”

Maior onda de ódio contra a Igreja desde que a Polônia se libertou das garras do comunismo

O que agora acontece na Polônia é a maior onda de ódio anticatólico que o país tem sofrido desde que se libertou das garras do comunismo.

Nos últimos dias, a Polônia tem sido palco de todos os tipos de ataques vandálicos realizados contra templos católicos e imagens religiosas que são realizados por grupos organizados de abortistas da esquerda que recebem também apoio de radicais contrários à vida e anticatólicos da Alemanha.

Tal fúria anticatólica tem sido perpetrada por defensores do aborto após decisão emitida pelo Tribunal Constitucional da Polônia que proíbe o aborto de fetos malformados.

Segundo afirmam os prelados poloneses, embora as forças de segurança estejam cumprindo seu papel, há muitos fiéis que desejam defender suas igrejas de forma física e visível.

Este gesto também foi comentado pelos bispos poloneses em uma declaração na qual lamentam o que está acontecendo e reiteram que a Igreja sempre defenderá a vida dos nascituros.

Trechos do comunicado dos membros do Conselho Permanente dos Bispos

“Hoje, quando uma onda de protestos de rua se espalha por nosso país, (recordamos) João Paulo II, que ‘sempre apelou a um amor especial pelos fracos e indefesos e à proteção de toda a vida humana, desde a sua concepção até à sua morte natural’”.

“Estas palavras fazem parte do constante apelo da Igreja por proteção, incluindo a proteção legal da vida de cada ser humano, que inclui os que ainda não nasceram, de acordo com o mandamento “Não matarás””.

A Igreja sempre defenderá a vida e apoiará iniciativas que a protejam.

“Observamos com grande dor a escalada da tensão e da agressão social.
A linguagem vulgar usada por alguns dos manifestantes, a destruição de bens sociais, a devastação de igrejas, a profanação de lugares santos ou o impedimento da liturgia também são preocupantes.”

“Apelamos a todos para que participem de um diálogo social significativo, expressem suas opiniões sem recorrer à violência e respeitem a dignidade de cada ser humano.”

“Agradecemos aos pastores e a todos os fiéis leigos que corajosamente defendem suas igrejas. Ninguém pode defender melhor a Igreja e os objetos sagrados do que a comunidade dos crentes. ”

“Agradecemos também aos serviços de segurança.
A Igreja deseja permanecer aberta a todas as pessoas, independentemente de sua filiação social e política”.

“Pedimos também a todos os crentes que jejuem, dêem esmolas e rezem pela paz social, com a intenção de proteger a vida, acabar com a crise atual e acabar com o desenvolvimento da pandemia”.

Abençoamos todos os nossos compatriotas.

Assinam os Membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Polonesa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas