Gaudium news > Polícia italiana recupera bula papal do século XVI desaparecida há mais de cem anos

Polícia italiana recupera bula papal do século XVI desaparecida há mais de cem anos

O documento, que havia sido emitido pelo Papa Bento XI no ano de 1304, estava em um catálogo de uma casa de leilões, sendo ofertado pelo valor 100 euros.

Itália – Sicília (05/10/2021 17:08, Gaudium Press) Após ficar por um longo período desaparecida, uma bula papal do século XIV dirigida ao Santuário carmelita de Nossa Senhora do Monte Carmelo em Messina, Sicília, foi recuperada pela polícia e devolvida aos frades carmelitas da Antiga Observância.

Bula Papal foi emitida pelo Papa Bento XI no ano de 1304

O documento, que havia sido emitido pelo Papa Bento XI no ano de 1304, estava em um catálogo de uma casa de leilões, sendo ofertado pelo valor 100 euros. Assim que o documento foi identificado, a polícia foi alertada e a divisão especial que lida com artefatos históricos roubados ou perdidos entrou em ação.

A bula papal foi oficialmente devolvida à congregação religiosa através de uma cerimônia solene no Santuário da Basílica Carmelita de Nossa Senhora da Anunciação em Trapani, Sicília. O ato contou com a presença Padre Mario Alfarano O.Carm, arquivista geral da Ordem; do Padre Roberto Toni O.Carm, prior provincial da Província italiana; e de outros religiosos.

Documento pontifício desapareceu após um terremoto em 1908

Atendendo ao pedido das Carmelitas para serem transferidas da Catedral de Messina para a Igreja de San Cataldo, o Papa da época emitiu esse documento. Segundo o Padre Alfarano, o pedido surgiu após os cónegos da catedral se queixarem de que o barulho do convento carmelita interrompia os seus serviços religiosos.

Depois de um terremoto que destruiu a Igreja e o convento das Carmelitas no ano de 1908, o documento foi considerado perdido. Por conta dos danos sofridos, a bula papal será enviada para restauração. Como suas cópias já existem, as partes onde as palavras esmaeceram também podem ser restauradas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas