Gaudium news > Polícia de Londres se desculpa pela interrupção da cerimônia de Sexta-feira Santa

Polícia de Londres se desculpa pela interrupção da cerimônia de Sexta-feira Santa

Um representante da polícia foi à paróquia domingo passado.

Polish RC Church Balham High Road. geograph.org .uk 29071

Redação (13/04/2021 10:56, Gaudium Press) Em meio a certa histeria que se espalha hoje em dia, é sempre bom um pouco de sensatez e respeito: a polícia de Londres teve uma atitude semelhante quando pediu desculpas pela abrupta interrupção da cerimônia da Sexta-Feira Santa na paróquia polonesa da capital inglesa, quando, alertados pelos vizinhos, interromperam um dos ritos mais importantes do calendário cristão.

Acompanhado pelo arcebispo de Southwark, a quem a paróquia é subordinada, o superintendente-detetive Andy Wadey declarou aos fiéis após a missa, em 11 de abril: “Estamos todos cientes dos fatos que aconteceram aqui na tarde da Sexta-feira Santa. A intenção da Polícia Metropolitana é proteger e apoiar as comunidades para permanecerem seguras durante a pandemia. No entanto, sabemos que muitas pessoas ficaram muito aborrecidas com o que sucedeu na Sexta-Feira Santa e o lamentamos profundamente”.

Viernes Santo parroquia polacos londres 768x394 1 700x359 1

Tudo indica que houve mais do que uma falta de “cortesia” por parte da polícia, pois no relatório, que deram após a interrupção, constava terem sido encontradas pessoas aglomeradas dentro da Igreja, sem o uso de máscaras, além da declaração do policial que subiu no presbitério de que a assembleia era “ilegal”.

A paróquia, por outro lado, afirmou que todos os protocolos estavam sendo cumpridos e as cerimônias do Sábado Santo e do Domingo da Ressurreição transcorreram perfeitamente. A paróquia havia encorajado que se apresentassem ações legais contra a polícia.

Seria conveniente lembrar de que a polícia na ocasião ameaçou com multas e possível prisão para quem não saísse da igreja.

Wadey afirmou que “a Polícia Metropolitana realmente deseja servi-los e protegê-los da melhor maneira possível. Espero que hoje seja o início de uma relação renovada, profunda e duradoura com a paróquia de Cristo Rei, em Balham e também com as comunidades polonesas em geral”.

A Arquidiocese de Southwark declarou por sua parte no mesmo dia, 11 de abril, que “juntamente com o Serviço da Polícia Metropolitana, foi realizado um processo de reflexão que resultou no compromisso de todas as partes de trabalhar em conjunto para remediação através da colaboração renovada e de um compromisso com espírito de amizade”.

Com informações CNA

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas