Gaudium news > Perseguição religiosa: Catedral nas Filipinas é atacada na véspera do Natal

Perseguição religiosa: Catedral nas Filipinas é atacada na véspera do Natal

Filipinas – Cotabato (Quinta-feira, 26-12-2019, Gaudium PressA Catedral de Cotabato, localizada no sul das Filipinas, foi alvo de um ataque com uma granada que deixou um saldo de 22 feridos no dia 22 de dezembro. O ato terrorista, que ocorre dias após um ataque similar em um centro comercial da mesma cidade, deixou cheio de luto os fiéis na véspera de Natal.

Catedral da Imaculada Conceição em Contabato, Filipinas. Foto: Paul D. Possum
Catedral da Imaculada Conceição em Contabato, Filipinas. Foto: Paul D. Possum

“Este é um ato covarde na véspera das celebrações de Natal”, condenou o Padre Zaldy Robles, um dos sacerdotes que serve na Catedral e que confirmou que a explosão ocorreu na parte exterior do templo em momentos em que se celebrava uma Santa Missa. “A Igreja condena estes ataques contra o povo e os templos”.

As informações preliminares descrevem como possível objetivo do ataque um caminhão do exército no qual patrulhavam elementos do Quinto Batalhão de Forças Especiais. Das 22 pessoas feridas, 12 pertencem às forças de segurança. O impacto causou pânico entre os fiéis, muitos dos quais fugiram do templo, e provocou que uma Santa Missa posterior fosse cancelada por razões de segurança.

O lugar específico da explosão foi a porta de entrada de uma estação de rádio católica administrada pela Congregação de Oblatos de Maria Imaculada, contígua à Catedral da Imaculada Conceição. Uma segunda detonação foi registrada trinta minutos depois em uma localização próxima à Catedral, onde o único ferido foi um transeunte presente no lugar no momento da explosão. As autoridades, que ainda não determinaram a autoria dos atentados, afirmou que redobrou a segurança da cidade para prevenir novos atos de violência. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas