Perseguição religiosa: Catedral nas Filipinas é atacada na véspera do Natal
Filipinas – Cotabato (Quinta-feira, 26-12-2019, Gaudium Press) A Catedral de Cotabato, localizada no sul das Filipinas, foi alvo de um ataque com uma granada que deixou um saldo de 22 feridos no dia 22 de dezembro. O ato terrorista, que ocorre dias após um ataque similar em um centro comercial da mesma cidade, deixou cheio de luto os fiéis na véspera de Natal.
“Este é um ato covarde na véspera das celebrações de Natal”, condenou o Padre Zaldy Robles, um dos sacerdotes que serve na Catedral e que confirmou que a explosão ocorreu na parte exterior do templo em momentos em que se celebrava uma Santa Missa. “A Igreja condena estes ataques contra o povo e os templos”.
As informações preliminares descrevem como possÃvel objetivo do ataque um caminhão do exército no qual patrulhavam elementos do Quinto Batalhão de Forças Especiais. Das 22 pessoas feridas, 12 pertencem à s forças de segurança. O impacto causou pânico entre os fiéis, muitos dos quais fugiram do templo, e provocou que uma Santa Missa posterior fosse cancelada por razões de segurança.
O lugar especÃfico da explosão foi a porta de entrada de uma estação de rádio católica administrada pela Congregação de Oblatos de Maria Imaculada, contÃgua à Catedral da Imaculada Conceição. Uma segunda detonação foi registrada trinta minutos depois em uma localização próxima à Catedral, onde o único ferido foi um transeunte presente no lugar no momento da explosão. As autoridades, que ainda não determinaram a autoria dos atentados, afirmou que redobrou a segurança da cidade para prevenir novos atos de violência. (EPC)
Deixe seu comentário