Gaudium news > Peregrinação da Polônia a Fátima a pé

Peregrinação da Polônia a Fátima a pé

Jakub Karłowicz, polonês de 23 anos, caminhou mais de 11.000 quilômetros de Sejny, Polônia, ao Santuário de Fátima, Portugal.

Jakub Karłowicz/ facebook

Jakub Karłowicz/ facebook

Redação (09/03/2023 10:01, Gaudium Press) Jakub Karłowicz decidiu ir ao Santuário de Fátima, em Portugal, pois é “o lugar mais importante da presença da Mãe de Deus” e o símbolo máximo do culto mariano. Assim, começou sua peregrinação no dia 17 de julho de 2022, com o rosário na mão. Não levou comida e roupas para a viagem, nem dinheiro e cartões de crédito. Ele dedicou sua peregrinação a Maria e confiou na intercessão de seu santo padroeiro, São João Bosco, cujo lema ele adotou: “santo triste não é santo”.

“Quero ser como os primeiros cristãos. Muitas vezes eram pobres, não tinham posses e, no entanto, seus rostos irradiavam alegria verdadeira e sincera. Eu tento imitá-los. Quero romper com o estereótipo do cristão, do católico triste, pensativo, melancólico. Eu sei que Deus me ama, então por que eu não deveria ser feliz?” Ao longo do percurso, ele rezava pela paz no mundo e por todas as intenções que lhe pediam.

Durante os 221 dias de peregrinação, nunca passou fome nem se deparou com situações que o fizessem voltar. Pelo contrário, todos os dias, em todos os países e na menor das aldeias que visitava, experimentava imensa e abnegada bondade, hospitalidade das paróquias, dos mosteiros, mas também das pessoas que o convidavam às suas casas, permitiam-lhe usar a máquina de lavar, alimentavam-no e até o levavam a lojas de roupas para que comprasse uma nova para substituir as desgastadas pela viagem. Às vezes, ele conseguia ganhar algum dinheiro oferecendo seus serviços de barba ou corte de cabelo (ele é barbeiro de profissão).

Porém, em cada dia da peregrinação, ele considerava mais importante a oportunidade de participar da Santa Missa e da Adoração. O rosário, ou, como ele diz, “a arma mais eficaz do mundo”, o acompanha constantemente.

“Não é uma peregrinação que consiste apenas em caminhar e tomar distância. Até agora, não tive pressa alguma. Antes de tudo, é sobre a experiência ‘sob os cuidados de Deus’ e sobre aquelas pessoas que Deus coloca no meu caminho”, escreveu Jakub no facebook.

Ele começou sua jornada em Sejny, passando por Niepokalanów e depois a Jasna Góra. De Czestochowa, através da Eslováquia, Hungria e Bósnia, ele foi para Medjugorje. De lá cruzou a Croácia, a Eslovênia e rumou para Itália para visitar seu padroeiro, São João Bosco. Em seguida, foi à França onde visitou o santuário de La Salette, Espanha e finalmente Portugal, dirigindo-se ao santuário de Fátima. Foram mais de 11.000 quilômetros a pé.

Jakub postou no facebook, com o perfil “Sob os cuidados de Deus”:

“Graças a Deus, após 221 dias de peregrinação, na sexta-feira, 24 de fevereiro, cheguei (com o Rosário na mão, que é a arma mais eficaz do mundo) a Nossa Senhora de Fátima (Rainha da Paz) com intenção de rezar pela paz. E foi por Ela que, como peregrino sem teto, sobrevivi tantos meses, partindo sem dinheiro e sem nenhuma segurança financeira”.

Ele deseja fazer o caminho de volta também a pé, “se for da vontade de Deus”, e visitar outros santuários marianos e lugares associados aos santos da Igreja. Por exemplo, Balazar, onde viveu a famosa mística Santa Alexandrina, a Santiago da Compostela, Garabandal, Lourdes, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Paris, local onde viveu Beata Ana Catarina Emmerich e muitos outros lugares.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas