Gaudium news > Perdão de Assis: qual sua origem e como obtê-lo?

Perdão de Assis: qual sua origem e como obtê-lo?

A Indulgência do Perdão de Assis é concedida aos peregrinos da Porciúncula e aos fiéis que visitem qualquer Igreja franciscana no mundo entre os dias 1 e 2 de agosto.

Redação (30/07/2021 09:22, Gaudium Press) A partir do meio-dia de 1º de agosto e durante todo o dia 02 de agosto, as igrejas franciscanas ao redor do mundo celebram o ‘Perdão de Assis’ ou ‘Perdão da Porciúncula’, uma Indulgência concedida àquelas pessoas que, arrependidas dos seus pecados e com espírito contrito, peregrinarem até a Igreja da Porciúncula em Assis ou a qualquer templo franciscano no mundo.

Como obter a indulgência do Perdão de Assis?

Para obter esta indulgência, que é o perdão do castigo temporal pelos pecados confessados e perdoados pelo sacerdote, é necessário atender os seguintes requisitos:

1 – Visitar o Santuário da Porciúncula em Assis ou qualquer igreja franciscana;
2 – Confessar-se, comungar e rezar o Credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria nas intenções do Santo Padre;
3 – Rejeitar o pecado.

A indulgência do ‘Perdão de Assis’ pode ser obtida pela pessoa que pede ou por algum defunto.

Origem do Perdão de Assis

A tradição franciscana do ‘Perdão da Porciúncula’ se originou no ano de 1216, quando São Francisco de Assis se encontrava em fervorosa oração na pequena igreja da Porciúncula, de maneira surpreendente se iluminou o lugar e sobre o altar apareceu Jesus junto com a Virgem Maria.Origem da Indulgência

Nesse momento, Nosso Senhor Jesus Cristo perguntou a São Francisco se desejava alguma graça especial para salvar as almas. Sem duvidar, o Santo pediu que Ele concedesse uma generosa indulgência para todo aquele que visitar a Porciúncula. Nosso Senhor concedeu a São Francisco este presente com a condição de que ele o pedisse também ao Papa. Com obediência o Frade Francisco acudiu a Honório III que concedeu a Indulgência.

No dia 02 de agosto desse ano os sete Bispos da Umbria consagraram a pequena capela da Porciúncula e São Francisco anunciou a todos o grande presente do céu com a conhecida expressão: “Irmãos meus quero mandá-los a todos ao Paraíso”.

Desde então a festa ocorre anualmente, começando na manhã do dia 1º de agosto e terminando ao cair da tarde do dia 02, dias nos quais a Indulgência é concedida aos peregrinos da Porciúncula e aos fiéis que visitem qualquer Igreja franciscana no mundo.

Oração para ganhar a Indulgência do “Perdão de Assis”

Santíssimo Senhor Jesus Cristo!, creio que estás presente neste santo templo franciscano e de maneira especial no Sacrário. Te adoro com todo meu coração; me arrependo sinceramente de todos meus pecados e com tua amorosa ajuda me proponho não voltar a pecar. Te suplico, me concedas a graça de ganhar a santa Indulgência Plenária da Porciúncula o Perdão de Assis, que tu mesmo concedeste ao teu humilde servo São Francisco de Assis, pela súplica maternal de tua Mãe Santíssima e que quero ganhar por mim e por (se diz o nome do defunto).

Te rogo pelas intenções do Papa Francisco, para que siga confirmando na Fé aos seus irmãos batizados e possamos seguir-te como discípulos missionários. Te suplico pela Igreja, meio pelo qual concedes teus favores, para que siga construindo teu Reino de paz, justiça e amor. Te peço pela paz do mundo e a conversão dos pecadores.

E tu, Filha do Pai, Mãe do Filho, Esposa do Espírito Santo e Rainha dos Anjos, suplica diante do teu amado Filho por mim, ajuda-me a seguir teu maternal conselho: fazer o que Ele me diz que faça. São José, bondoso e prudente, esposo fiel e pai exemplar, protege-me. Santos Anjos, Apóstolos Pedro e Paulo, seráfico e glorioso São Francisco de Assis e todos os Bem-aventurados do céu, roguem por mim e pelo fiel defunto pelo qual tenho orado neste dia tão especial. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas