Gaudium news > Penitenciaria Apostólica promove curso de aprofundamento sobre o Sacramento da Confissão

Penitenciaria Apostólica promove curso de aprofundamento sobre o Sacramento da Confissão

O curso, que em seu encerramento contará com uma audiência e celebração com o Papa Francisco, conquistou o número excepcional de 800 inscritos.

Penitenciaria Apostolica promove curso de aprofundamento sobre o Sacramento da Confissao 1

Cidade do Vaticano (21/03/2022 15:19, Gaudium Press) Com o objetivo de refletir e aprofundar sobre o Sacramento da Confissão, a Penitenciaria Apostólica iniciou nesta segunda-feira, 21, a 32ª edição do Curso anual sobre o Foro Interno. O curso, que será realizado na Igreja de São Lourenço em Dâmaso (Palazzo della Cancelleria), em Roma, durará a semana inteira e será concluído com uma audiência e celebração com o Papa Francisco.

O penitenciário-mor, Cardeal Mauro Piacenza, foi o responsável pela abertura do curso. Dirigindo-se aos novos sacerdotes, aos seminaristas prestes a serem ordenados e a todos os sacerdotes interessados em formação permanente, o purpurado discursou sobre “A alegria da Misericórdia”.

confissao3 683x1024 1

Temas que serão abordados no curso

Neste ano, as aulas serão oferecidas em modalidade mista: on-line e presencial. De acordo com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, um número excepcional de inscritos foi registrado: 800 no total: 250 seguirão as atividades presencialmente e 550 em modo virtual.

Dentre os temas das aulas estão questões morais e canônicas, além de uma ampla atualização sobre a disciplina penitencial, a correta administração do sacramento da Penitência e as funções e competências específicas do Tribunal de Misericórdia que é a Penitenciaria Apostólica. O curso priorizará a resolução de casos complexos que são submetidos ao discernimento e à misericórdia da Igreja, tratando de situações relevantes e atuais que afetam o ministério penitencial.

Penitenciaria Apostolica promove curso de aprofundamento sobre o Sacramento da Confissao 2

Curso será concluído com a participação do Papa Francisco

Além do Cardeal Piacenza, entre os oradores estão previstos representantes da Penitenciaria Apostólica, psiquiatras e professores universitários. Cada palestra será seguida por um debate, durante o qual serão propostas questões de esclarecimento e resolução de dúvidas para casos complexos e delicados.

Na sexta-feira, 25, os participantes do curso serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco. Seguindo o costume, o curso será concluído com a Celebração Penitencial presidida pelo Santo Padre na Basílica de São Pedro. Na ocasião, 80 sacerdotes estarão à disposição para ouvir as confissões dos fiéis e inclusive o Papa Francisco atenderá algumas confissões, além de realizar a consagração solene da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas