Gaudium news > Paróquia espanhola recupera Bíblia e cálices roubados há sete anos

Paróquia espanhola recupera Bíblia e cálices roubados há sete anos

Após serem devolvidas para a Paróquia Nossa Senhora do Trânsito, as peças foram encaminhadas para a ourivesaria onde passarão por um processo de restauração.

Paroquia espanhola recupera Biblia e calices roubados ha sete anos 1

Espanha – Madri (10/05/2021 15:55, Gaudium Press) Sete anos após terem sido roubados da Paróquia de Nossa Senhora do Trânsito, em Madri, Espanha, dois cálices e uma bíblia de Jerusalém foram recuperados pela polícia.

As peças foram roubadas no dia 7 de julho de 2014. Segundo denúncia feita pelo pároco de Nossa Senhora do Trânsito, Padre Antonio Fernández, na ocasião, “entraram na paróquia sem forçar as portas e reviraram a sacristia buscando claramente estas peças; foram com este objetivo”.

Paroquia espanhola recupera Biblia e calices roubados ha sete anos 3

Ladrão tentou vender a bíblia por 1.300 euros

Os objetos foram encontrados por um dos paroquianos que estavam procurando na internet mobílias usadas para sua casa. Foi quando se deparou com a oferta dos dois cálices e a bíblia. O ladrão tentou vender a bíblia por 1.300 euros.

Segundo a Arquidiocese de Madri, os cálices estão esculpidos em ouro com incrustações de pedras semipreciosas. Em um deles é possível ver reminiscências góticas. “Vendo este cálice e o que resta do tesouro visigótico de Toledo, a sua inspiração é clara”, assegurou o Padre Fernández.

Paroquia espanhola recupera Biblia e calices roubados ha sete anos 2

Peças recuperadas serão restauradas em ourivesaria

As capas da Bíblia, feitas de ouro e prata, contém pedras semipreciosas e mostram a crucificação do Senhor. Doze pérolas incrustadas representam os doze apóstolos. Na contracapa está esculpido o Cordeiro sentado com o livro da vida, tal como representado no livro do Apocalipse, em um típico estilo de arte bizantina.

Após serem devolvidas para a Paróquia Nossa Senhora do Trânsito, as peças foram encaminhadas para a ourivesaria onde passarão por um processo de restauração, pois algumas de suas pedras se soltaram, e o interior dos cálices apresenta grande deterioração. Apesar disso, o Padre Fernández manifestou sua alegria pela recuperação dos objetos sagrados. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas