Gaudium news > Paróquia de Mato Grosso recebe relíquia de Santo Antônio de Pádua

Paróquia de Mato Grosso recebe relíquia de Santo Antônio de Pádua

O envio da relíquia ‘ex massa corporis’ de Santo Antônio foi realizado para a edificação de todos os fiéis que frequentam a paróquia mato-grossense.

Paróquia de Mato Grosso recebe relíquia de Santo Antônio de Pádua 1

Mato Grosso – Sinop (22/06/2020 17:00, Gaudium Press) A Paróquia de Santo Antônio, na Diocese de Sinop, no Mato Grosso, recebeu em seu templo uma relíquia de primeiro grau de seu Santo padroeiro. A cerimônia de recepção da relíquia ocorreu no dia 13 de junho, festa de Santo Antônio, durante Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus e concelebrada pelo Pároco da matriz, Padre Roberto Gottardo.

Paróquia de Mato Grosso recebe relíquia de Santo Antônio de Pádua 2

Comunhão dos Santos

Em sua homilia, o prelado explicou que “o costume de depositar relíquias de Santos no interior das igrejas remonta os primeiros séculos da Igreja Católica. Essa comunhão dos santos significa nossa união e ligação. A Igreja é corpo de Cristo”.

“Que sejamos cada vez mais movidos pela santidade, que possamos viver também as virtudes de Santo Antônio e que ele seja o nosso grande intercessor na busca pela santidade, que é a vocação para a qual todos fomos chamados. Como nos pede o próprio Cristo Jesus, ‘sede santos como Eu sou santo’”, declarou Dom Canísio.

Paróquia de Mato Grosso recebe relíquia de Santo Antônio de Pádua 3

Relíquia ex massa corporis de Santo Antônio

O Padre Gottardo fez a leitura do documento da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua dos Franciscanos Menores Conventuais. O texto destaca que o envio da relíquia ‘ex massa corporis’ de Santo Antônio foi realizado para a edificação de todas as pessoas que frequentam a paróquia mato-grossense.

“É importante observar que as relíquias que estamos doando não são para o culto pessoal, mas destinam-se à veneração pública dos fiéis. Estamos convencidos que a sua presença será fonte de inspiração para todas as pessoas. Que nosso Santo interceda por todos, conduzindo-os a um amor incondicional ao Senhor e a um testemunho convincente de vida cristã”, diz o documento.

Paróquia de Mato Grosso recebe relíquia de Santo Antônio de Pádua 4

Cumprimento de uma promessa

A doação da relíquia do Santo faz parte de uma promessa feita em 2015 pelo Padre Enzo Poiana, que na época era o reitor da Basílica de Pádua, na Itália, onde está o corpo de Santo Antônio. Um ano depois, o sacerdote sofreu um infarto e morreu, por conta disso, a concretização do envio só foi possível a partir de um novo pedido.

A relíquia se encontrava em Sinop desde 2018, mas por conta de atrasos na documentação permaneceu armazenada na secretaria paroquial até o momento. Agora o templo contará com a exposição permanente da relíquia de Santo Antônio.

Relíquias dos Santos Católicos

Classificação das Relíquias

As relíquias na Igreja Católica são classificadas em três graus diferentes, segundo sua importância. As relíquias de primeiro grau são aquelas que contém parte do corpo do Santo (osso, unha, cabelos ou sangue). Já as de segundo grau são objetos utilizados pelo Santo (roupas, objetos de devoção, etc). Por fim, as de terceiro grau são objetos que foram tocados ou que tocaram o corpo do Santo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas