Gaudium news > Parlamento Europeu terá pela primeira vez na história um presépio

Parlamento Europeu terá pela primeira vez na história um presépio

Um presépio será instalado pela primeira vez na história, na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas por ocasião das festas natalinas deste ano

presepio de natal

Redação (30/11/2022 11:50, Gaudium Press) Pela primeira vez de sua história, o Parlamento Europeu vai expor um presépio em sua sede. Instalado nesta quarta-feira, 30 de novembro, o presépio do nascimento de Jesus vai permanecer em exposição até o dia 6 de janeiro, na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A iniciativa nasceu após a petição da deputada Isabel Benjumea, espanhola e católica, em 2019. Na ocasião, ela contava com o apoio de Roberta Metsola, maltesa e  atual presidente do Parlamento, e da deputada espanhola, Dolors Monserrat.

Contudo, o presidente do Parlamento negou a petição três meses depois, pois julgava que a exposição de um objeto religioso tal como o presépio poderia ser ofensivo.

640px Isabel Benjumea eurodiputada

Deputada Isabel Benjumea. Créditos : Presidenciable. Fonte: Wikipedia.

O que há de ofensivo em lembrar que o Natal é o nascimento de Jesus Cristo?

Na ocasião, a deputada espanhola indagou: “É ofensivo entrar no Museu do Prado e ver as maravilhosas obras de Fra Angelico, Caravaggio ou Velázquez quando exibem a Anunciação, a Adoração dos Reis ou a Natividade?”

Ela prosseguiu seu questionamento: “É ofensivo lembrar aos europeus que 25 de dezembro é o nascimento de Jesus de Nazaré?” Para Benjumea, o Parlamento Europeu “não pode cair na armadilha de considerar ofensivo lembrar que o que celebramos no Natal é o nascimento do cristianismo”.

Após alguns anos de insistência, a deputada espanhola obteve em 2022 uma resposta positiva à sua petição. O presépio foi financiado pelos deputados espanhóis e instalado nesta quarta-feira, 30 de novembro, em Bruxelas. 

O presépio foi confeccionado pelo artista espanhol Jesús Griñán, que possui um atelier especializado na fabricação de presépios. Os deputados implicados no projeto esperam que a instalação do presépio torne-se uma tradição dentro do Parlamento Europeu. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas