Gaudium news > Paris: Largo em frente Catedral de Notre-Dame é reaberto

Paris: Largo em frente Catedral de Notre-Dame é reaberto

“Notre-Dame é a alma de Paris. Ela é bela, ela está aqui, ela aguentou”.

"Notre-Dame é a alma de Paris. Ela é bela, ela está aqui, ela aguentou".

Paris (09/06/2020 18:12, Gaudium Press) No domingo de Pentecostes o largo da Catedral de Notre-Dame foi reaberto. Era o último dia do mês de maio que é dedicado a Nossa Senhora.

O largo estava fechado desde o incêndio de 15 de abril de 2019 quando parte da região em torno da Catedral foi contaminada pelo chumbo da construção que, depois de queimado, volatilizou atingindo também o largo que fica bem em frente da Catedral.

Por causa da crise sanitária gerada pela pandemia do coronavírus, as obras de restauração haviam sido suspensas desde março. Agora, depois de um parecer favorável da agência regional de Saúde, as autoridades de Paris autorizaram a reabertura do largo da igreja.

Notre-Dame é a alma de Paris

“Notre-Dame é a alma de Paris (…). Ela é bela, ela está aqui, ela aguentou”, foi o que afirmou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que tinha ao seu lado o ministro da Cultura, Franck Riester, e o arcebispo de Paris, Michel Aupetit.

Para a prefeita a reinauguração deste espaço diante da igreja é uma forma de “renascimento”.
Hidalgo garantiu que o chão do largo foi tratado com uma resina transparente e não representa mais risco à população. Ela também prometeu que o local será limpo duas vezes por semana.

Notre Dame saiu da “quarentena”

Desde terça-feira, 02/06, oficialmente iniciou a flexibilização do isolamento da população. Os parisienses já podem voltar a frequentar parques, jardins e praças.

O ministro da Cultura, Franck Riester, referindo-se ao relaxamento gradual da quarentena pela qual passa a França, afirmou sobre Notre-Dame:
“Ela também saiu do confinamento”.

“É um momento muito importante. Essa reabertura estava sendo esperada há um ano”, reiterou Riester.
Segundo o ministro, essa é “uma primeira etapa” do reencontro da população com a igreja, um dos principais símbolos da capital.

Dom Michel Aupetit:  “O Espírito Santo exterminou o chumbo e o vírus!”

O arcebispo de Paris, Michel Aupetit ressaltou que a reinauguração do largo é “um símbolo extraordinário”, e lembrou que ela ocorreu no dia de Pentecostes, uma celebração popular entre os cristãos.

Com uma nota de descontração, ele preferiu brincar: “O Espírito Santo deve ter soprado por aqui: ele exterminou tudo: o chumbo e o vírus!”.

"Notre-Dame é a alma de Paris. Ela é bela, ela está aqui, ela aguentou".

Reforma da Notre-Dame continua

As obras de restauração da Catedral serão retomadas gradativamente, uma vez que existe a promessa do presidente francês de que ela estará totalmente restaurada e aberta os fiéis até 2024.

Segundo o general Jean-Louis Georgelin, encarregado pelo chefe de Estado de pilotar a reforma, a reabertura do largo é “um pequeno passo” em direção a esse objetivo.
“Nada vai abalar” a confiança neste calendário, destgacou o general.

Reencontrar Notre-Dame nos deixa felizes

A abertura do Largo com a reinauguração do espaço atraiu a presença alguns parisienses.

“Depois de todos esses meses trancados em nossas casas, reencontrar Notre-Dame nos deixa feliz. Ela também está ‘desconfinada'”, comemora alegre a jovem francesa Cindy.

Já o estudante Paul que diz: “Eu observava de longe Notre-Dame há meses. É estranho pisar aqui no largo novamente”.

Ele guarda na memória o fatídico 15 de abril de 2019 e afirma ter seguido “minuto a minuto” o incêndio da Catedral, “foi um momento “estressante”, disse.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas