Gaudium news > Papa visitará o Lago Santa Ana no Canadá: local de peregrinação e de devoção à Sant’Ana

Papa visitará o Lago Santa Ana no Canadá: local de peregrinação e de devoção à Sant’Ana

Um dos pontos auges da viagem apostólica do Papa Francisco ao Canadá deve ser sua peregrinação ao Lago Sant’Ana, no dia da festa da paroeira do país

Santa Ana S Joaquin y la Virgen Iglesia St Romain Rouen 101 0134 2Virgen nina 2048x3072 LB mjvf

Redação (26/07/2022 12:15, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 26 de julho, o Papa Francisco deve visitar o lago de Alberta, dedicado à Sant’Ana, às 17 horas (do horário local).

O Pontífice vai abençoar as águas do lago que é um local tradicional de peregrinações e conhecido por suas propriedades miraculosas entre os indígenas do Canadá.

Povos autóctones de todo o oeste do Canadá mantêm a tradição de ir em peregrinação ao lago que hoje recebe o nome de Sant’Ana.

Um local de encontro entre as famílias

Sant’Ana, mãe de Nossa Senhora e padroeira do Canadá, é uma das devoções mais difundidas no país de tamanho continental.

O lago de Sant’Ana, no estado canadense de Alberta, era na antiguidade um local de reunião estival. As Primeiras Nações aí se reuniam para pescar, caçar e permanecer em família.

Os antigos acreditavam que o lago abriga espíritos, daí o nome de Wakame para a Nação Sioux e Manito Sahkahigan, lago do espírito, para o povo Cris.

Jean Baptiste Thibault fundador da missao do Lago de Santa Ana 1

Jean-Baptiste Thibault fundador da missão do Lago de Santa Ana.

Lago de Sant’Ana

Em 1840, o lago foi batizado com o nome de Lago Sant’Ana pelo sacerdote Jean-Bapitiste Thibault, o primeiro a estar em missão na região.

Quase 50 anos depois, em 1889, o missionário bretão Jean-Marie Lestanc organizou a primeira peregrinação ao lago.

Desde então a devoção à Sant’Ana se espalhou por todo o país, e a peregrinação atrai milhares de autóctones de todo o país no dia 26 de julho, festa da padroeira Sant’Ana.

Numerosas curas por intermédio de Sant’Ana

Dom Richard W. Smith, Arcebispo de Edmonton, diocese onde se encontra o lago, explicou que numerosas curas aconteceram no lago por intermédio de Sant’Ana.

Razão pela qual enfermos das Primeiras Nações vão em peregrinação às águas. Em 2019, ano da última peregrinação, 40 mil pessoas se reuniram junto às margens do Lago Sant’Ana.

Outro local de peregrinação é o santuário de Sant’Ana de Beaupré. “Sant’Ana é a mãe da Santíssima Virgem e, portanto, a avó de Jesus. Ela é a avó de nós todos”, comenta o reitor do santuário, padre Scott Katzenberger.

Papa 1 768x432 1

Sant’Ana cheia de sabedoria

O pesquisador e antropólogo da Universidade de Montréal, Jean-François Roussel, explica que para as sociedades autóctones, a figura do ancião está relacionada com a sabedoria.

Motilo pelo qual a educação das crianças é confiada em grande parte aos avós. Por isso, os indígenas do Canadá têm uma grande devoção à avó de Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas