Gaudium news > Papa se encontrará com parentes de israelenses sequestrados em Gaza pelo Hamas

Papa se encontrará com parentes de israelenses sequestrados em Gaza pelo Hamas

Francisco também se reunirá com os familiares dos palestinos que sofrem com o conflito. O cardeal secretário de Estado diz que os hospitais não podem ser alvos de ataques de acordo com o direito humanitário.

Foto: Vatican news/ Vatican media

Foto: Vatican news/ Vatican media

Redação (20/11/2023 14:57, Gaudium Press) A Santa Sé tem feito diversos pronunciamentos sobre a guerra que se desenrola em Gaza. Com efeito, em uma entrevista, no dia 17, o cardeal secretário de Estado, Pietro Polin ressaltou que o Direito Internacional Humanitário exige a preservação dos hospitais em tempos de guerra, referindo-se especificamente ao hospital Al Shifa, em Gaza, atacado por Israel, que declarou que havia túneis do Hamas nas proximidades.

A proibição de ataque contra hospitais civis faz parte da Convenção de Genebra de 1949, e Israel está, desde julho de 1951, entre os Estados que se comprometeram a respeitar as Convenções de Genebra.

O Cardeal Parolin insistiu que “estes lugares devem ser salvaguardados por todos, ninguém deve usá-los para seus próprios fins e ninguém deve atacá-los”.

Ele também reiterou que o Hamas deve libertar os reféns sequestrados em seu ataque de 7 de outubro, e informou que foi preparada, no Vaticano, uma reunião entre os familiares dos reféns e o papa.

Segundo comunicado do diretor da Sala de Imprensa vaticana o encontro será na quarta-feira, 22, à margem da Audiência Geral: “O Papa Francisco se encontrará em momentos distintos com um grupo de parentes de israelenses mantidos como reféns em Gaza e com um grupo de parentes de palestinos que sofrem com o conflito em Gaza”.

O Cardeal Parolin apoia os esforços do Egito e do Catar para diminuir a intensidade dos ataques na região e providenciar 150.000 litros de combustível para os hospitais da região.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas