Gaudium news > Papa São Gelásio I: combateu as heresias com decisão

Papa São Gelásio I: combateu as heresias com decisão

Dentre os Papas dos primeiros séculos, São Gelásio foi um dos escritores mais fecundos.

San Gelasio

Redação (20/11/2020 15:35, Gaudium Press)  Papa São Gelásio I. Embora sua origem não seja conhecida (acredita-se que era romano), sabe-se, obviamente, o momento em que se tornou Pontífice da Igreja Romana: o ano de 492. Foi Pontífice por cinco anos.

Há dúvidas se ele é ou não o autor do ‘Decreto Gelasiano’, que determina os livros do cânone bíblico; ou seja, a voz da Igreja que ratifica quais livros são inspirados por Deus, para entrar na Bíblia.

No entanto, ele foi um grande impulsionador da liturgia e combateu com vigor os hereges: pelagianos, nestorianos ou monofisistas. Tinha um horror especial à doutrina maniqueísta. Tornou obrigatória a comunhão sob as duas espécies: hóstia e vinho, para contradizer os maniqueístas que consideravam o vinho impuro. Depois, fez voltar a comunhão apenas com a hóstia.

Em uma disputa com um bispo cismático de Constantinopla, Acácio, São Gelásio foi definindo os contornos da primazia da Sede Romana, determinando que o poder temporal é um devedor do espiritual em questões religiosas.

Organizou as rendas do clero, destinou, também, parte do dinheiro da Igreja para cuidar dos pobres, da manutenção das igrejas, e outra parte, para o brilho da liturgia.

É claro que suas muitas lutas em defesa da ortodoxia e das prerrogativas da Igreja não o impediram de exercer a caridade cristã. Ele era conhecido em Roma como o “pai dos pobres”. Oração, penitência e estudo também foram fundamentais em sua vida, como não podia deixar ser.

Foi um dos mais prolíficos escritores dentre os Papas dos primeiros séculos.

Com informações ACI Prensa

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas