Gaudium news > Papa recomenda que sexta-feira seja um “Dia mundial de oração e jejum pelo Líbano”

Papa recomenda que sexta-feira seja um “Dia mundial de oração e jejum pelo Líbano”

Depois de dedicar boa parte da Audiência Geral à situação do Líbano, Papa Francisco convoca para a próxima sexta-feira um dia de Jejum e Orações pelo País dos Cedros.

Depois de dedicar boa parte da Audiência Geral à situação do Líbano, Papa Francisco convoca para a próxima sexta-feira um dia de Jejum e Orações pelo País dos Cedros.

Cidade do Vaticano (02/09/2020, 14:00 – Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 02/09, o Papa Francisco realizou a primeira Audiência Geral com a presença de público desde o mês de março.

Convite do Papa: dar atenção especial à “querida população do Líbano”

As palavras do Papa ao final da Audiência foram de destaque para com o Líbano. Francisco convidou os fiéis a dar atenção à “querida população do Líbano”.
Foi nessa ocasião que o Pontífice fez algo que se poderia chamar de uma “segunda catequese” quando ele recordou a situação atualmente vivida pelo “País dos Cedros”, destacando a profunda crise sócio-política-econômica que foi agravada pela catastrófica explosão no porto de Beirute, no início de agosto.

Francisco recorda palavras de João Paulo II sobre o Líbano

O Papa Francisco recordou palavras de São João Paulo II proferidas há 30 anos:

“Diante das repetidas tragédias que cada um dos habitantes desta terra conhece, tomemos consciência do extremo perigo que ameaça a própria existência do país. O Líbano não pode ser abandonado em sua solidão”.

Palavras ao povo e aos dirigentes libaneses e à comunidade internacional

Dirigindo-se ao povo libanês, Francisco os encorajou a perseverar na esperança e a encontrar energia para recomeçar. Já, dirigindo-se aos políticos e aos líderes religiosos, ele pede para olharem para o bem comum e realizarem um esforço cheio de sinceridade e transparência na obra de reconstrução do país. O Papa também fez um apelo à comunidade internacional. Ele pediu que todos ajudem o Líbano a sair desta grave crise.

Aos habitantes de Beirute, pedido de coragem, de fé e oração

O Papa dirigiu-se também aos habitantes de Beirute e exortou-os a recobrarem a coragem:

“Que a fé e a oração sejam a vossa força. Não abandonem suas casas e sua herança, não deixem cair o sonho daqueles que acreditaram no futuro de um país belo e próspero.”

Um dia de oração e jejum pelo Líbano e pedido de proteção a Nossa Senhora

Já caminhando para o final de seu pronunciamento, Francisco fez um anúncio, um convite, um apelo que mereceu prolongados aplausos dos presentes no Pátio de São Dâmaso, no Vaticano.

“Gostaria de convidar todos a viver um dia universal de oração e jejum pelo Líbano, na próxima sexta-feira, 4 de setembro. Tenho a intenção de naquele dia enviar o meu representante ao Líbano para acompanhar a população. O secretário de Estado cardeal Pietro Parolin irá em meu nome. E ele irá, para expressar minha proximidade e solidariedade. Ofereçamos nossas orações por todo o Líbano e por Beirute. Estamos próximos também com o compromisso concreto da caridade, como em outras ocasiões semelhantes. “

Encerrando suas palavras, o Pontífice pediu a intercessão da Virgem Maria e o convite a todos para se levantassem para um momento de oração silenciosa pelo Líbano. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas