Gaudium news > Papa recebe visita de Primeiro Ministro francês

Papa recebe visita de Primeiro Ministro francês

O Papa Francisco recebeu a visita do primeiro Ministro francês, Jean Castex, nesta segunda-feira, no Vaticano

Vaticano (18/10/2021 15:23, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, o primeiro ministro francês, Jean Castex em audiência privada.

Acompanhado pela esposa e pelo Ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, Jean Castex é a primeira autoridade francesa a ser recebida pelo Papa desde 2009.

A polêmica sobre o segredo da confissão

O encontro, que durou quase quarenta minutos, acontece após duas semanas de intensa polêmica em torno do segredo da confissão. Com efeito, após a publicação do relatório sobre os abusos sexuais na Igreja Católica da França, o número exorbitante de vítimas de violência sexual apresentadas segundo o relatório suscitou o debate sobre a necessidade e pertinência do segredo da Confissão.

Sobre esta questão, Jean Castex afirmou que é necessário encontrar um caminho para conciliar o segredo da confissão “com o direito penal, e o direito das vítimas. É um trabalho a longo prazo”, afirmou.

Por sua vez, Francisco já tinha elogiado a coragem da Igreja na França pelo pedido de um tal relatório e o Pontífice se vê confiante na capacidade dos Bispos de tomarem as medidas necessárias uma vez que não negam os fatos.

Troca de Presentes

A tradicional troca de presentes também aconteceu entre as autoridades. O Papa ofereceu a Jean Castex um mosaico representando os “Vinhateiros” com a inscrição “que o fruto da vinha e do trabalho do homem seja para nós a bebida da salvação”. O Pontífice ofereceu ainda a Mensagem da Jornada Mundial pela Paz e o documento sobre a fraternidade humana.

O ministro francês ofereceu ao Pontífice uma edição de “Notre Dame de Paris” de Victor Hugo do ano de 1836 e uma camisa de futebol autografada pelo jogador argentino Lionel Messi. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas