Gaudium news > Papa recebe membros do Comitê do Conselho da Europa (Moneyval)

Papa recebe membros do Comitê do Conselho da Europa (Moneyval)

Para o Papa Francisco, “a adoração do antigo bezerro de ouro voltou com uma aparência nova e implacável”; voltou na “idolatria do dinheiro”.

Para o Papa Francisco, “a adoração do antigo bezerro de ouro voltou com uma aparência nova e implacável”; voltou na “idolatria do dinheiro”.

Cidade do Vaticano (08/10/2020, 10:40, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 08 de outubro, o Papa Francisco recebeu membros do Comitê de Peritos do Conselho da Europa (Moneyval) para fazer uma avaliação das medidas de combate à “lavagem” de capitais e ao financiamento do terrorismo.

Francisco realçou aos participantes do encontro o seu pensamento: este trabalho está “intimamente ligado à proteção da vida, à coexistência pacífica da raça humana na terra”, que é “um sistema financeiro que não oprime os mais fracos e necessitados”, e está “particularmente perto” do seu “coração”.

A supremacia do dinheiro sobre os seres humanos foi aceita e acolhida, preocupa-se pouco com a origem das riquezas

Para o Papa, “Em muitos lugares, a supremacia do dinheiro sobre os seres humanos foi aceite e, às vezes, no esforço de acumular riqueza, há pouca preocupação com a origem dela, as atividades mais ou menos legítimas que podem ter produzido e os mecanismos de exploração que podem estar por trás”, disse o Papa na audiência desta manhã.

Para o Papa Francisco, “a adoração do antigo bezerro de ouro voltou com uma aparência nova e implacável”; voltou na “idolatria do dinheiro”.

É necessário refletir novamente sobre a relação com o dinheiro

Francisco disse também que pode acontecer que os recursos financeiros “sejam usados para espalhar o terror, para sustentar os mais fortes, os mais poderosos” e aqueles que estão dispostos a “sacrificar a vida de seus irmãos e irmãs sem nenhum escrúpulo, tudo em uma tentativa de manter seu poder”.
Por isso, o Pontífice disse sublinhou que considera “necessário” refletir “de novo sobre a relação com o dinheiro”, como está na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’.

A volta da adoração do antigo “bezerro de ouro” com aparência nova

Segundo Francisco, parece que “a adoração do antigo bezerro de ouro voltou com uma aparência nova e implacável” na “idolatria do dinheiro e na ditadura de uma economia impessoal” onde falta um propósito verdadeiramente humano.

De acordo com as palavras do Pontífice, “quando a economia perde a face humana” não se é “servido pelo dinheiro”, mas as pessoas tornam-se “servos do dinheiro”. Para o Papa “Esta é uma forma de idolatria contra a qual somos chamados a reagir restabelecendo a ordem racional das coisas, que apela para o bem comum”.

Para encerar suas palavras, Francisco desejou a todos um bom trabalho e renovou sua gratidão pelo serviço que realizam, no âmbito da qual impede-se aos “mercadores” especular naquele templo sagrado que é a humanidade, segundo o desígnio de amor do Criador. (JSG)

(Fotos Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas