Gaudium news > Papa recebe grupo de sacerdotes confessores no Vaticano

Papa recebe grupo de sacerdotes confessores no Vaticano

O Papa Francisco recebeu um grupo de confessores na sala Paulo VI do Vaticano e lhes dirigiu algumas palavras sobre a importância do sacramento da Penitência

confissao3 683x1024 1

Redação (26/03/2022 12:00, Gaudium Press) A penitenciária Apostólica do Vaticano promove anualmente um curso para os confessores sobre o fórum interno.

Nesta sexta-feira, 25 de março, o Papa Francisco recebeu na sala Paulo VI no Vaticano os participantes do curso deste ano.

Importância do sacramento da Penitência

Francisco se dirigiu aos cerca de 800 clérigos e elogiou a presença e o interesse que eles dão ao sacramento da confissão. Sacramento cuja importância sobrenatural é mal compreendida e até negada por muitos.

“A confissão é um diálogo. E reduzir o diálogo a três ou quatro conselhos psicológicos para continuar… é tirar o essencial do sacramento”, afirmou Francisco.

O Papa aconselhou, nesta quaresma, a todos os padres confessores a leitura da Nota sobre o Fórum interno e a inviolabilidade do sigilo da confissão publicada pela Penitenciaria Apostólica em 2019.

Penitenciaria Apostolica promove curso de aprofundamento sobre o Sacramento da Confissao 1

“Ecologia espiritual”

Segundo o Pontífice, o documento aborda aspectos da atualidade e revela a importância do ministério da Reconciliação “que torna visível e realiza a misericórdia de Deus”.

Francisco explicou que o perdão é em certa medida um direito do ser-humano. É um direito na medida em que a pessoa está disposta a aceitá-lo com o coração humilde e arrependido.

Se dirigindo aos confessores, Francisco disse que os confessores contribuem para a cura do mundo e das pessoas através do sacramento da penitência. “Nós contribuímos, se eu posso dizer, com uma ‘ecologia espiritual do mundo’”, explicou o Papa.

Acolher, escutar e acompanhar

Em seguida, Francisco propôs três palavras de reflexão: acolher, escutar e acompanhar. A acolhida deve ser uma das características do confessor, pois ele ajuda o penitente a aproximar-se da Graça. Sobre a ‘escuta’, Francisco explicou que ela é feita com a alma e com o espírito.

Por fim, o ‘acompanhar’ refere-se ao acompanhamento feito com caridade e que ajuda o penitente a chegar no reconhecimento da verdade e da vontade de Deus. (FM)

Com informações de Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas