Gaudium news > Papa nomeia primeiro Bispo da diocese de Borba, no Amazonas

Papa nomeia primeiro Bispo da diocese de Borba, no Amazonas

O Papa Francisco elevou a prelazia territorial de Borba à categoria de diocese e nomeou Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva o primeiro Bispo da diocese

Borba Amazonas Igreja

Redação (18/11/2022 10:30, Gaudium Press) O Santo Padre o Papa elevou a prelatura territorial de Borba, no Amazonas, à categoria de diocese, nesta sexta-feira, 18 de novembro.

A Santa Sé anunciou igualmente a nomeação do primeiro Bispo da diocese de Bora, será ele Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, até o momento Bispo prelado de Borba.

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva nasceu em 6 de junho de 1968, em Linhares, no Espírito Santo. Ele realizou sua profissão religiosa em 1997 nos Redentoristas, a Congregação do Santíssimo Redentor, no estado de Rondônia.

Foi ordenado sacerdote em 2001. Atuou como pároco nas cidades de Manacapuru e na catedral de Coari, também foi pároco da diocese de Manaus. Dom Zenildo foi superior da Vice Província Redentorista da Amazônia entre os anos de 2011 e 2014.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado Bispo prelado coadjutor de Borba e ordenado em 2 de abril do mesmo ano. Como lema episcopal elegeu a versículo do Evangelho “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21:15).

Dom Zenildo estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano (CENESCH), em Manaus.

Prelatura Territorial de Borba

A prelatura territorial de Borba foi criada em 13 de julho de 1963 pelo Papa Paulo VI, como sufragânea à diocese de Manaus. A diocese de Borba é composta por quatro municípios: Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e Autazes. A cidade de Borba, Sé da diocese, está localizada a cerca de 200 quilômetros ao sul de Manaus.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas