Gaudium news > Papa nomeia novos Bispos para Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais

Papa nomeia novos Bispos para Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais

Três sacerdotes foram nomeados para o governo pastoral de diferentes Dioceses e Arquidioceses brasileiras.

Papa Francisco nomeia novos Bispos para Bahia Espirito Santo e Minas Gerais

Redação (27/10/2021 09:00, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 27, o Papa Francisco fez três nomeações para o Brasil: o Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, foi nomeado Bispo de Camaçari (BA); já o Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, será o novo Bispo da Diocese de Colatina (ES); e o Padre Joel Maria dos Santos, foi nomeado Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG).

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros

Novo Bispo de Camaçari – Bahia: Padre Dirceu de Oliveira Medeiros

Após aceitar a renúncia apresentada por Dom João Carlos Petrini, o Papa nomeou o Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, do clero da Diocese de São João del Rei – MG, para o governo pastoral da Diocese de Camaçari na Bahia.

Nascido no dia 28 de março de 1973 em Barroso, Diocese de São João del Rei, Minas Gerais, o Padre Dirceu de Oliveira Medeiros cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio em Juiz de Fora. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 15 de dezembro de 2001, sendo incardinado na Diocese de São João del Rei, onde ocupou diversos cargos. Desde 2019 é o subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padre Lauro Sergio Versiani Barbosa

Novo Bispo de Colatina – Espírito Santo: Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa

O Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, do clero da Arquidiocese Metropolitana de Mariana, Minas Gerais, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Colatina, Espírito Santo.

Nascido no dia 29 de abril de 1959 em Ouro Preto, Arquidiocese Metropolitana de Mariana, Minas Gerais, o Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa estudou História e Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais. Já seus estudos de Teologia foram realizados na Faculdade Jesuíta em Belo Horizonte. O sacerdote cursou mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 2 de setembro de 1995, sendo incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Mariana, onde ocupou diversos cargos. Desde 2014 é o pároco de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Viçosa-MG.

Padre Joel Maria dos Santos

Novo Bispo Auxiliar de Belo Horizonte – Minas Gerais: Monsenhor Joel Maria dos Santos

Por fim, o Santo Padre nomeou o Monsenhor Joel Maria dos Santos, do clero da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, como Bispo Auxiliar da mesma Arquidiocese.

Nascido no dia 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte, o Padre Joel Maria dos Santos cursou Filosofia e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ali também estudou Psicologia.

Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1994 e incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte, onde ocupou diversos cargos. Desde 2016 é vigário episcopal para a Ação Pastoral e desde 2018 é pároco da Santíssima Trindade em Belo Horizonte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas