Gaudium news > Papa nomeia novos Arcebispos para São Luís do Maranhão e Santa Maria

Papa nomeia novos Arcebispos para São Luís do Maranhão e Santa Maria

Papa Francisco aceita renúncias dos arcebispos Dom José Belisário e Dom Hélio Rubert e nomeia para substituí-los Dom Gilberto Pestana e Dom Leomar Brustolin.  

Papa Francisco aceita renúncias dos arcebispos Dom José Belisário e Dom Hélio Rubert e nomeia para substituí-los Dom Gilberto Pestana e Dom Leomar Brustolin.

Cidade do Vaticano (02/06/2021, 10:00,  Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 02 de junho, o Papa Francisco aceitou as renúncias de Dom José Belisário da Silva O.F.M. –da Arquidiocese de São Luís do Maranhão– e de Dom Hélio Adelar Rubert –da Arquidiocese de Santa Maria (RS).

O Papa nomeou também os novos arcebispos que sucederão os renunciantes em seus governos arquidiocesanos.

Novos Arcebispos são nomeados pelo Papa

Depois de aceitar a renúncia de Dom José Belisário, o Pontífice nomeou como novo arcebispo metropolitano de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana de Oliveira que foi transferido da Diocese de Crato.

Para o governo pastoral da Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Papa nomeou Dom Leomar Antônio Brustolin, transferindo-o da sede titular de Tigava e do Ofício de auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre.

O novo arcebispo substituirá Dom Hélio Adelar Rubert.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira  

Dom Gilberto Pastana de Oliveira nasceu em 29 de julho de 1956 em Boim, Arquidiocese Metropolitana de Santarém, no Estado do Pará.

Concluiu seus estudos de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR) de Belém-PA entre os anos de 1978 e 1983).
Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (1990-1992).

Em 27 de julho de 1985 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Santarém, onde ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial de Santo Antônio de Pádua em Mojuí dos Campos-PA; reitor do Seminário Menor São Pio X; coordenador Diocesano de Pastoral; pároco de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima em Santarém-PA e vigário geral.

Além disso, Dom Gilberto foi vice-reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar de Belém-PA, vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição em Belém-PA e assessor para o Laicato da Regional Norte 2 da CNBB.

Em 3 de agosto de 2005 foi nomeado bispo de Imperatriz, recebendo a ordenação episcopal no dia 28 de outubro seguinte.

Em 18 de maio de 2016 foi nomeado bispo coadjutor do Crato, tornando-se ordinário no dia 28 de dezembro seguinte.

Dom Leomar Antônio Brustolin

Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 15 de agosto de 1967 em Caxias do Sul, Diocese de mesmo nome, no Estado do Rio Grande do Sul.

Concluiu os estudos de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul-RS (1984-1986) e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de Porto Alegre – RS (1987-1990).

Aprofundou os estudos teológicos e obteve a Licenciatura pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte – MG (1991-1993) e o Doutorado pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma (1997-2000).

Em 20 de dezembro de 1992 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Diocese de Caxias do Sul, onde foi vigário paroquial e depois pároco da Catedral, diretor do Centro de Teologia e diretor do Curso de Teologia para Leigos. Ademais, foi professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Em 7 de janeiro de 2015 foi nomeado bispo titular de Tigava e auxiliar de Porto Alegre, recebendo a ordenação episcopal no dia 25 de março seguinte. Dentro da Conferência Episcopal Brasileira é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé. (JSG)

(Foto-montagem CNBB – Canção Nova)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas