Gaudium news > Papa nomeia novo bispo para Diocese de Itumbiara (GO)

Papa nomeia novo bispo para Diocese de Itumbiara (GO)

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, que era Bispo Auxiliar de Brasília, assume a nova Diocese no lugar de Dom Antônio Fernando Brochini, que renunciou ao cargo por motivos de idade.

Papa nomeia novo bispo para Diocese de Itumbiara GO

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Brasília.

Goiás – Itumbiara (13/07/2023 10:09, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 13, o Papa Francisco nomeou Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida como novo Bispo da Diocese de Itumbiara. O prelado, que era Bispo Auxiliar de Brasília, assume a nova Diocese no lugar de Dom Antônio Fernando Brochini, que renunciou ao cargo por motivos de idade.

Breve histórico de Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida

Nascido no dia 21 de julho de 1960, em Ourinhos, interior de São Paulo, José Aparecido Gonçalves de Almeida cursou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga em São Paulo (SP) e de Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (SP).

Obteve o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de São Paulo no dia 21 de dezembro de 1986. Com o desmembramento e criação da Diocese de Santo Amaro em 15 de março de 1989, foi incardinado na nova circunscrição.

Cargos exercidos e nomeação episcopal

Dentre os principais cargos exercidos estão o de: administrador paroquial de Santa Cruz; pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; oficial e depois subsecretário do então Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília no dia 8 de maio de 2013, recebendo a ordenação episcopal em 13 de julho seguinte. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) colaborou na tradução brasileira do Missal Romano e também integrou a comissão de elaboração do Novo Estatuto e Regimento da instituição. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas