Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Dom Luiz Fernando Lisboa, atual Bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, no continente africano, foi nomeado novo Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim 1

Espírito Santo – Cachoeiro de Itapemirim (11/02/2021 09:30, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou Dom Luiz Fernando Lisboa, atual Bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, no continente africano, para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). No mesmo ato, o pontífice concedeu a dignidade de Arcebispo a Dom Luiz.

Dom Luiz Fernando Lisboa

Nascido em Valença, Rio de Janeiro, no dia 23 de dezembro de 1955, Dom Luiz Fernando Lisboa cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977-1980), e Teologia no Instituto Teológico São Paulo-ITESP (1980-1984). Especializou-se em Missiologia e em Liturgia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo.

dom Luiz Fernando Lisboa

Ordenação sacerdotal

No dia 23 de janeiro de 1977, fez a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). Em 10 de dezembro de 1983, foi ordenado sacerdote. Em 2001, foi enviado como missionário para a Diocese de Pemba, em Moçambique, na qual desempenhou o seu ministério como vigário paroquial, pároco e formador no Seminário Passionista.

Ordenação episcopal

Em 2010 voltou para o Brasil, sendo nomeado, no ano seguinte, como pároco de Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba. No dia 12 de junho de 2013, foi nomeado Bispo de Pemba, em Moçambique, e sendo ordenado Bispo em 24 de agosto do mesmo ano. Em 2018, foi secretário-geral da Conferência Episcopal de Moçambique e coordenador do Departamento Social da mesma conferência. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas