Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo de Primavera do Leste-Paranatinga (MT)

Papa nomeia novo Bispo de Primavera do Leste-Paranatinga (MT)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 4 de outubro, Dom João Aparecido Bergamasco como novo Bispo da diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT)

Dom Bergamasco cnbb

Foto: CNBB (divulgação)

Redação (04/10/2023 08:00, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 4 de outubro, Dom João Aparecido Bergamasco como novo Bispo da diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT)

Dom João era até o momento Bispo de Corumbá (MS) e vai assumir a sede de Primavera do Leste-Paranatinga que estava vacante desde junho de 2023, quando Dom Derek John Christopher Byrne renunciou após atingir a idade de 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico da Igreja Católica.

Biografia de Dom João Aparecido Bergamasco

Dom Bergamasco nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá, distrito do município paranaense de Tuneiras do Oeste, diocese de Umuarama. Ele cursou Filosofia e Teologia entre os anos de 1987 a 1993 no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS). Posteriormente, frequentou o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.

No dia 25 de março de 1990, fez sua profissão religiosa na Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) e foi ordenado em 26 de dezembro de 1993.

Diversas funções pastorais pelo Brasil

Após sua ordenação sacerdotal, Dom João foi enviado em missão para Rondônia, onde assumiu a função de vigário geral por um ano na Paróquia de São Francisco de Assis, em Ariquemes. Ele também foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã, e membro do Conselho Presbiteral.

Depois, ele recebeu várias funções pastorais e inclusive administrativas no norte e no sul do país, tais como vigário geral em: Cristo Redentor em Cerejeiras (RO), cidade na qual também foi diretor da Rádio Comunitária FM; São Roque em Coronel Vivida (PR); Nossa Senhora de Fátima em Porto Alegre (RS). Ainda em Porto Alegre, foi diretor financeiro da gráfica e editora Palloti; Rainha dos Apóstolos em Manaus (AM); foi pároco de Santo Antônio em Iporã (PR), do Santuário Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM) e de Nossa Senhora de Fátima em Fátima do Sul (MS).

Recebeu também a incumbência de Animador Vocacional e Reitor do Seminário Menor São Vicente Pallotti em Palotina (PR), além de ser Diretor do Postulantado em Manaus (AM).

Em dezembro de 2018, foi nomeado como Bispo de Corumbá (MS) e ordenado em março do ano seguinte. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bergamasco é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a ação socio-transformadora e da Comissão para a Comunhão e Partilha. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas