Gaudium news > Papa nomeia novo Arcebispo para diocese de Natal

Papa nomeia novo Arcebispo para diocese de Natal

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 5 de julho, a renúncia do Arcebispo Dom Jaime Vieira do governo da arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte e nomeou Dom João Santos Cardoso como sucessor

joao santos cardoso

Fonte: CNBB, divulgação.

Redação (05/07/2023 08:10, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 5 de julho, a renúncia do Arcebispo Dom Jaime Vieira do governo da arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte.

Arcebispo de Natal desde 2011, Dom Jaime Vieira deixa o governo da arquidiocese porque completou 75 anos de idade em março de 2023, limite da idade canônica. Para suceder a Dom Jaime, o Santo Padre nomeou Dom João Santos Cardoso como novo Arcebispo de Natal.

Dom João Santos Cardoso nasceu em 3 de dezembro de 1961, na cidade de Dário Meira, diocese de Jequié (BA).

Ele fez seus estudos de Filosofia no Seminário de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e os estudos de Teologia foram feitos no Instituto de Ilhéus, na Bahia.

Ele também fez um mestrado e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom João Santos Cardoso foi ordenado sacerdote em dezembro de 1986 e incardinado na diocese baiana de Vitória da Conquista.

Entre as diversas funções exercidas por Dom João Santos Cardoso, destacam-se a de administrador paroquial, de pároco e de coordenador da Escola Bíblica e do curso de Teologia para leigos.

Ele também foi reitor do Seminário, professor na Universidade Estadual em Vitória da Conquista, professor e diretor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese.

O novo Bispo de Natal também desempenhou funções importantes na pastoral: foi vigário regional, representante dos presbitérios, coordenador arquidiocesano de pastoral e vigário paroquial na Itália, nas cidades de Rieti e Blera.

No final de 2011, foi nomeado Bispo de São Raimundo Nonato (PI) e, em 2015, foi transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). Dom João Santos Cardoso também foi presidente da Regional Nordeste 3 da CNBB, entre 2019 e 2023. (FM)

Com informações VaticanNews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas