Gaudium news > Papa nomeia Frei John Dunlap novo Grão-Mestre da Ordem de Malta

Papa nomeia Frei John Dunlap novo Grão-Mestre da Ordem de Malta

O Papa Francisco nomeou  Frei John Dunlap novo Grão-Mestre da Ordem de Malta, em carta datada da última segunda-feira, 13 de junho

2018 Investiture Mass KM

Redação (14/06/2022 05:30, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o Frei John Dunlap para assumir a função de Tenente do Grão-Mestre da Soberana Ordem de Malta. Fra Dunlap irá substituir Fra Marco Luzzago, falecido no último dia 7 de junho.

Em sua carta, o Papa diz que o falecimento inesperado de Frei Marco Luzzago, apenas alguns meses antes do Capítulo Geral extraordinário, “conduz a Ordem de Malta a viver um novo momento de confusão e incerteza”.

Nomeação e intervenção rápida

O Papa ainda explicou que o novo Grão-Mestre vai trabalhar em estreita colaboração como o delegado especial (do Vaticano) para preparar o Capítulo Geral extraordinário”.

A Ordem de Malta agradece a solicitude paterna de Francisco que mostra com a nomeação o seu desejo de acelerar a reforma constitucional da Ordem.

A decisão do Papa com a nomeação desperta críticas tanto pela rapidez da decisão quanto pela intervenção em si.

De fato, a constituição da Soberana Ordem de Malta prevê que os membros da Ordem dispõem de autonomia para eleger o Grão-Mestre da Ordem sem necessitar da intervenção do Vaticano.

Papa Francisco institui a ‘Domus Vaticanae

Frei John Dunlap: percurso acadêmico e profissional

Frei John T. Dunlap nasceu em Ottawa, no Canadá, em 1957. Estudou na Universidade de Nice e é graduado na Universidade de Ottawa. Ele recebeu o título de Juris Doctor da universidade de Western Ontário e recebeu igualmente um doutorado honoris causa da Universidade John Cabot de Roma por Serviço Público.

Ele é membro da Ordem dos Advogados do Estado de Nova York. Em 1986, ingressou no escritório de advocacia de Dunnington, Bartholow & Miller, onde tornou-se associado em 1993.

Especialista em direito empresarial e direito da imigração, Frei John Dunlap é conselheiro jurídico da Missão de Observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas desde 1997.

“O mandamento do amor é o distintivo que nos fará reconhecer como discípulos autênticos de Jesus”.

Ingresso na Ordem de Malta

Frei Dunlap ingressou na Ordem de Malta em 1996. Professou os votos temporários como Cavaleiro da Justiça em 2004. Em 2008, fez seus votos solenes tornando-se assim o primeiro membro americano da Ordem.

Em 2009, Frei’ John Dunlap foi eleito membro do Conselho Soberano por um período de cinco anos, após o qual foi reeleito pelo Capítulo Geral por mais cinco anos.

Frei T. Dunlap prestará juramento nesta terça-feira, 14 de junho, na Igreja de Santa Maria de Aventino diante do Cardeal Silvano Maria Tomasi. A cerimônia acontecerá após o funeral solene de Frei Marco Luzzago. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas