Gaudium news > Papa nomeia Dom Luiz Carlos Dias como novo Bispo da Diocese de São Carlos (SP)

Papa nomeia Dom Luiz Carlos Dias como novo Bispo da Diocese de São Carlos (SP)

A Diocese de São Carlos estava vacante desde o dia 21 de outubro de 2020, quando Dom Paulo Cezar Costa foi anunciado como Arcebispo de Brasília (DF).

Papa nomeia Dom Luiz Carlos Dias como novo Bispo da Diocese de Sao Carlos SP

Redação (20/10/2021 09:22, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 20, o Papa Francisco nomeou um novo Bispo para a Diocese de São Carlos (SP): Dom Luiz Carlos Dias, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo.

A Diocese de São Carlos estava vacante desde o dia 21 de outubro de 2020, quando Dom Paulo Cezar Costa foi anunciado como Arcebispo de Brasília (DF). Desde então, Dom Eduardo Malaspina, ficou responsável pelos cuidados pastorais da Diocese.

Biografia de Dom Luiz Carlos

Natural da cidade paulista de Caconde, Dom Luiz Carlos Dias tem 52 anos de idade. Sua ordenação diaconal ocorreu no ano de 1989 e a sacerdotal em 1991. O prelado cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.

Papa nomeia Dom Luiz Carlos Dias como novo Bispo da Diocese de Sao Carlos SP 2

Entre os anos de 1992 e 2002 atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo”. Durante o mesmo período foi vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde. Em 2005 se tornou pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, diretor do Instituto de Filosofia da diocese de São João da Boa Vista, reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” e vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu até o ano de 2010.

Coordenou a pastoral missionária diocesana em São João da Boa Vista e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Sua nomeação como Bispo auxiliar de São Paulo e Bispo titular de Tunes ocorreu no dia 16 de março de 2016, sendo ordenado Bispo no dia 7 de maio do mesmo ano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas