Gaudium news > Papa nomeia dois novos bispos para o Brasil

Papa nomeia dois novos bispos para o Brasil

O Papa Francisco nomeou novos Bispos para o Brasil: Dom Estevam dos Santos para Rui Barbosa, na Bahia e Pe. Adimir Mazali para a Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul.

O Papa Francisco nomeou novos Bispos para o Brasil: Dom Estevam dos Santos para Rui Barbosa, na Bahia e  Pe. Adimir Mazali para a Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul.

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-04-2020, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 15 de abril, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo episcopal apresentada por Dom André Marie Gerard Camilla de Witte que, até agora era o Bispo da Diocese de Ruy Barbosa, na Bahia.

Ainda hoje (15/04) o Pontífice nomeou dois novos bispos para o Brasil.
Para a diocese da cidade baiana de Rui Barbosa, substituindo Dom André, foi nomeado Dom Estevam dos Santos Silva Filho, que foi transferido da sede episcopal titular de Feradi Maggiore e de auxiliar em Salvador, na Bahia.

Para a Diocese de Erexim, localizada no Rio Grande do Sul, foi nomeado o Pe. Adimir Antônio Mazali que pertencia à
Arquidiocese de Cascavel, no Paraná e, onde, até agora era o pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida.
A Diocese de Erexim estava vacante desde setembro de 2019, após a transferência do antigo Bispo, Dom José Gislon ter sido nomeado para pelo Pontífice para a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

 

Dom Estevam dos Santos: novo bispo de Ruy Barbosa

O Papa Francisco nomeou novos Bispos para o Brasil: Dom Estevam dos Santos para Rui Barbosa, na Bahia e  Pe. Adimir Mazali para a Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul.

Dom Estevam dos Santos Silva Filho, nasceu em Vitória da Conquista, na Bahia, no dia 10 de abril de 1968.
Cursou Filosofia no Instituto Filosófico Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e Teologia no Instituto Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte/MG.
Fez especialização em Comunicação na Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, na Colômbia, e no Serviço da Pastoral da Comunicação (Sepac), de São Paulo/SP.
Foi ordenado sacerdote em 9 de junho de 1995 incardinado na Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA, onde desempenhou o papel de pároco nas paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí/BA; do Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto/BA; do Divino Espírito Santo, em Poções/BA; e de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.
Foi administrador paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Canaã/BA, diretor espiritual do Seminário Propedêutico e do Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e do Seminário Maior de Teologia de Ilhéus/BA.

Participou com membro do Conselho de Instrutores, do Colégio de Consultores do Conselho Presbiteral; foi assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação e do Setor Juvenil, ecônomo arquidiocesano e professor de Comunicação Social.

Em 29 de janeiro de 2014, foi nomeado bispo titular de Feradi Maggiore e auxiliar de Salvador/BA, recebendo a ordenação episcopal em 30 de março do mesmo ano.

 

O novo Bispo de Erexim: Dom Adimir Mazali

O Papa Francisco nomeou novos Bispos para o Brasil: Dom Estevam dos Santos para Rui Barbosa, na Bahia e  Pe. Adimir Mazali para a Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul.

O novo Bispo eleito de Erexim, Pe. Adimir Antônio Mazali, nasceu na cidade de Corbélia, Arquidiocese de Cascavel, em 16 de maio de 1966.

Estudou Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato”, em Toledo/PR (1989-1992), e Teologia Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, na Itália (1999-2001).

Dom Adimir foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Cascavel em 5 de maio de 1992.
Exercendo seu sacerdócio nesta Arquidiocese ele desempenhou os seguintes cargos: diretor espiritual do Seminário Menor São José e promotor vocacional (1992-1999); vigário paroquial do Imaculado Coração de Maria em Cascavel (1995-1996), administrador paroquial de Nossa Senhora do Caravaggio também em Cascavel (1996-1999), administrador do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete em Braganey/PR, reitor do Seminário Maior de Teologia (2002-2009), professor do Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (2002-2004), diretor espiritual do Seminário Propedêutico (2005-2006), professor (2005-2019) e diretor (2009-20019) da Faculdade Missioneira do Paraná (Famipar) em Cascavel, pároco de Nossa Senhora de Fátima também em Cascavel (2009-2016) e consultor da Pastoral Familiar em nível arquidiocesano e da Regional Sul 2 da CNBB.
Desde 2016, Pe. Adimir Antônio Mazali era pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Cascavel, no Paraná.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas