Gaudium news > Papa nomeia Bispos para Nova Friburgo (RJ) e Guarapuava (PR)

Papa nomeia Bispos para Nova Friburgo (RJ) e Guarapuava (PR)

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, foi nomeado como Bispo titular de Nova Friburgo; já Dom Amilton Manoel da Silva, foi nomeado para a Diocese de Guarapuava (PR).

Papa nomeia Bispos para Nova Friburgo RJ e Guarapuava PR

Redação (06/05/2020 17:00, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 06 de maio, o Papa Francisco nomeou dois novos Bispos para o Brasil.

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, Bispo Auxiliar de Niterói, foi nomeado como novo Bispo titular de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Para a Diocese de Guarapuava (PR), o Santo Padre nomeou Dom Amilton Manoel da Silva, que até então era Bispo auxiliar de Curitiba (PR).

Com essas nomeações, Dom Antônio Wagner da Silva e Dom Edney Gouvêa Mattoso passam a ser Bispos Eméritos das Dioceses de Guarapuava e de Nova Friburgo respectivamente.

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci bispo titular da diocese de Nova Friburgo

Nascido em Bauru (SP), no dia 16 de maio de 1966, Dom Luiz Antônio foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1997. No dia 10 de maio de 2017 foi designado pelo Papa Francisco como Bispo auxiliar de Niterói (RJ), sendo ordenado Bispo no dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Bauru.

O Bispo se graduou e licenciou em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração em 1996; concluiu seu mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense em 1999, mesma instituição na qual se doutorou em Teologia Moral no ano de 2007. Tem graduação em Teologia pela Faculdade João Paulo II, onde estudou em 2013.

Dom Amilton Manoel da Silva

Nascido em Osvaldo Cruz (SP), no dia 2 de março de 1963, Dom Amilton Manoel da Silva, cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba (1992-1995) e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo-ITESP (1997-2000). Emitiu a profissão religiosa em janeiro de 1997 como membro da congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 2000.

Dom Amilton Manoel da Silva bispo titular de Guarapuava

Dentro de sua congregação, desempenhou inúmeros cargos, como: vigário paroquial, pároco, mestre de noviços, Superior Provincial e membro da secretaria de formação do Conselho Geral. Também foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e pregador de exercícios espirituais.

Foi nomeado Bispo titular da Diocese de Tusuro (Tunísia) e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR), pelo Papa Francisco, no dia 7 de junho de 2017, sagrado no dia 19 de agosto de 2017, por Dom Antônio José Peruzzo e apresentado como Bispo Auxiliar, no dia 08 de setembro de 2017. Na Arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de Liturgia, Comunicação, Missão, Juventude e CRB.

Desde 2017 é secretário dos Bispos no Regional Sul 2 (CNBB) e referencial para o Setor Juvenil. Desde 2019, é membro da comissão Pastoral Juvenil da CNBB e, em julho deste mesmo ano, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Seu lema episcopal ‘Christi in Cruce Gloriari’, (Gloriar-se na Cruz de Cristo) foi extraído da Epístola de São Paulo aos Gálatas 6,14. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas