Gaudium news > Papa nomeia Bispo para Diocese mineira de Araçuaí

Papa nomeia Bispo para Diocese mineira de Araçuaí

Dom Esmeraldo Barreto de Faria, até então atuava como Bispo auxiliar de São Luís, Maranhão.

Dom Esmeraldo Barreto de Faria

Minas Gerais – Araçuí (18/11/2020 09:00, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, o Papa Francisco nomeou o atual Bispo auxiliar de São Luís, Maranhão, Dom Esmeraldo Barreto de Faria, como Bispo diocesano de Araçuaí, em Minas Gerais. A informação foi divulgada pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Dom Esmeraldo Barreto de Faria

Nascido no dia 4 de julho de 1949, na cidade baiana de Santo Antônio de Jesus, Dom Esmeraldo cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estudou Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 9 de janeiro de 1977, na Diocese de Amargosa. Em 22 de março de 2000, foi nomeado Bispo da Diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007. Na ocasião, escolheu o seguinte lema episcopal: “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

Dom Esmeraldo Barreto de Faria 1

Entre os anos de 2007 a 2011 comandou a Diocese de Santarém (PA). Durante esse mesmo quadriênio (2007-2011) foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em março de 2015, o Papa Francisco o nomeou como Bispo auxiliar de São Luís, no Maranhão. De 2015 a 2019 também foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas