Gaudium news > Papa, no Angelus: Que Maria, morada da Trindade, nos oriente no caminho do Céu

Papa, no Angelus: Que Maria, morada da Trindade, nos oriente no caminho do Céu

Na Festa da Santíssima Trindade Papa convida católicos a pedir à Virgem Maria que nos oriente para o Céu, a acolher o Deus-Amor, encontra-Lo, confiar n’Ele.

Na Festa da Santíssima Trindade Papa convida católicos a pedir à Virgem Maria que nos oriente para o Céu, a acolher o Deus-Amor, encontra-Lo, confiar n’Ele. 

Redação (08/06/2020 10:53, Gaudium Press) “Que a Virgem Maria, morada da Santíssima Trindade, nos ajude a acolher com um coração aberto o amor de Deus, que nos enche de alegria e dá sentido a nosso caminho neste mundo, orientando-o sempre para a meta que é o Céu”.

Estas foram palavras do Papa Francisco durante a recitação da Oração do Angelus no domingo, 07 de junho, falando aos fiéis desde a janela dos aposentos pontifícios, no Palácio Apostólico.

A Trindade é Amor inteiramente a serviço do mundo, que quer salvar e recriar

Comentando a passagem do evangelho o Primeiro Domingo do tempo comum, Festa da Santíssima Trindade, Francisco disse que a linguagem sintética de São João (Jo 3, 16-18) Jesus mostra “o mistério do amor de Deus ao mundo” no breve diálogo com Nicodemos:

“Jesus se apresenta como Aquele que leva a cabo o plano de salvação do Pai para o mundo: ‘Porque tanto amou Deus o mundo que deu sei Filho único’. Estas palavras indicam que a ação das três Pessoas divinas –Pai, Filho e Espírito Santo– é todo um plano de amor que salva a humanidade e o mundo”, disse Francisco.

Trata-se, continuou o Papa, de “um desenho de salvação para nós”, pois, “Deus criou o mundo belo”, porém reconheceu também que o mundo “está marcado pela maldade e pela corrupção”, portanto, “Deus poderia intervir para julgar o mundo, para destruir o mal e castigar os pecadores”.

Deus ama o mundo, apesar de seus pecados

Contudo, recordou Francisco, Deus “ama o mundo, apesar de seus pecados; Deus ama cada um de nós inclusive quando cometemos erros e nos distanciamos d’Ele”.
Para o Pontífice, “Deus Pai ama tanto o mundo que, para salvá-lo, dá o mais precioso que tem: seu único Filho, que dá sua vida pela humanidade, ressuscita, volta ao Pai e, junto com Ele, envia o Espírito Santo. A Trinidade é, portanto, Amor, amor completamente a serviço do mundo, ao qual quer salvar e reconstruir”.

Pensando no Pai, no Filho, no Espírito Santo, sintamos amados por Deus

“Hoje, pensando no Pai, no Filho, no Espírito Santo, pensemos no amor a Deus. Seria bonito se hoje sentíssemos que Deus me ama. Este é o sentimento de hoje”, explicou o Papa explicando que “quando Jesus afirma que o Pai deu seu Filho unigênito, recordamos de Abraão, que ofereci aseu filho Isaac, como narra o Livro do Genesis: esta é a “medida sem medida” do amor de Deus.

Deus se revela cheio de ternura, misericordioso, piedoso, fiel

Francisco ainda convidou a pensar “em como Deus se revela a Moises: cheio de ternura. Misericordioso e piedoso, lento na ira e cheio de graça e fidelidade. O encontro com este Deus animou Moises, como nos diz o Livro do Êxodo, não teve medo de interpor-se entre o povo e o Senhor, dizendo-lhe: ‘Ainda que seja um povo de dura cerviz, perdoa nossa iniquidade e nosso pecado, e receba nos como herança vossa’”.

Somos filhos de Deus no Espírito Santo, somos a herança de Deus

Francisco destacou em sua catequese: “E assim fez Deus enviando seu Filho, nós somos filhos de Deus no Espírito Santo. Nós somos a herança de Deus”, e acrescentou, para finalizar suas reflexões, que a Festa da Santíssima Trindade “nos convida a deixar nos fascinar uma vez mais pela beleza de Deus; beleza, bondade e inesgotável verdade. Mas também beleza, bondade e verdade humilde, próxima, que se fez carne para entrar em nossa vida, em minha história, em nossa história, na história de cada um de nós, para que cada homem e mulher possa encontra-la e obter a vida eterna. E isto é a fé: acolher ao Deus-Amor que se entrega em Cristo, que nos move na Espírito Santo, deixar nos encontrar por Ele e confiar n’Ele”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas