Gaudium news > Papa institui comissão para registrar nomes de novos mártires cristãos

Papa institui comissão para registrar nomes de novos mártires cristãos

A nova Comissão trabalhará no levantamento dos nomes daqueles que, ainda em nossos dias, seguem sendo mortos simplesmente por seguirem a doutrina cristã.

Papa institui comissao para registrar nomes de novos martires cristaos

Foto: Cathopic/Hugo Gonzalez.

Cidade do Vaticano (07/07/2023 09:42, Gaudium Press) Tendo em vista o Jubileu de 2025, o Papa Francisco instituiu no Dicastério das Causas dos Santos a ‘Comissão dos Novos Mártires – Testemunhas da Fé’. Este grupo de trabalho ficará responsável por elaborar um Catálogo de todos aqueles que derramaram seu sangue para confessar Cristo e dar testemunho do Evangelho.

Em uma carta escrita por Francisco, o Santo Padre explica que “os mártires da Igreja são testemunhas da esperança que vem da Fé em Cristo e incita à verdadeira caridade. A esperança mantém viva a profunda convicção de que o bem é mais forte que o mal, porque Deus em Cristo venceu o pecado e a morte”.MartiresCanadienses1

Os mártires atualmente são mais numerosos do que nos primeiros séculos

O Pontífice assegura ainda que “os mártires acompanharam a vida da Igreja em todas as épocas e florescem como ‘frutos maduros e excelentes da vinha do Senhor’ ainda hoje”. Segundo ele, atualmente os mártires são mais numerosos do que nos primeiros séculos. Por conta disso, a Comissão dos Novos Mártires buscará identificar as Testemunhas da Fé neste primeiro quarto de século.

Através desta iniciativa, não se pretende estabelecer novos critérios para a constatação canônica do martírio, mas continuar o levantamento dos nomes daqueles que, ainda em nossos dias, seguem sendo mortos simplesmente por seguirem a doutrina cristã. Os trabalhos de pesquisa não serão voltados apenas à Igreja Católica, mas se estenderá a todas as denominações cristãs.Os Santos Protomartires da Igreja de Roma 2

Não são poucos os cristãos que continuam dando o seu testemunho por Cristo

Francisco ressalta que não são poucos os cristãos que, em nosso tempo e em diversos contextos, continuam dando o seu testemunho por Cristo até o derramamento do próprio sangue. “Mesmo sabendo dos perigos que enfrentam, manifestam sua Fé ou participam da Eucaristia dominical. Outros são mortos em seus esforços para ajudar na caridade a vida dos pobres (…) Com todos eles temos uma grande dívida e não podemos esquecê-los”, destaca.

A nova Comissão trabalhará para possibilitar colocar lado a lado com os mártires, oficialmente reconhecidos pela Igreja, os testemunhos documentados desses nossos irmãos e irmãs. “Em um mundo onde, às vezes, parece que o mal prevalece estou certo de que a elaboração deste Catálogo ajudará os fiéis a ler também o nosso tempo à luz da Páscoa, haurindo do tesouro de uma fidelidade tão generosa a Cristo as razões da vida e do bem, conclui Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas