Papa Francisco discursa sobre a paz diante de diplomatas no Vaticano
O Papa Francisco proferiu o tradicional discurso de início de ano aos diplomatas que representam seus países junto à Santa Sé
Redação (08/01/2024 14:10, Gaudium Press) O encontro habitual entre o Santo Padre e o corpo diplomático acreditado à Santa Sé ocorreu na Sala das Bênçãos, na Basílica de São Pedro. Os 180 diplomatas ouviram o discurso do Papa Francisco, que abordou diversos temas da atualidade, desde os conflitos em curso no mundo até desastres naturais e a crise climática, passando pelo direito à liberdade religiosa, entre outros tópicos.
O Pontífice explicou que a palavra paz é “frágil” e “densa de significado” e que, nos dias atuais, ela “está ameaçada, enfraquecida e, em partes, perdida”. Em seguida, o Papa Francisco fez uma ampla análise dos conflitos armados que estão ocorrendo no mundo atualmente.
Ele condenou os ataques terroristas contra civis em Israel, ocorridos em 7 de outubro, que resultaram na violenta resposta de Israel contra Gaza, causando milhares de vítimas inocentes. Além disso, abordou a guerra entre Rússia e Ucrânia, o conflito em Mianmar e as guerras civis em diversos outros países. No continente africano, o Papa lamentou o recomeço da guerra no Sudão, recordando também os conflitos em Camarões, Moçambique, Congo e Sudão do Sul. Ele expressou preocupação com a crescente tensão entre Armênia e Azerbaijão.
Francisco discorreu também sobre a facilidade de acesso às armas e a sofisticação dos materiais bélicos. Diante desse cenário de guerras e conflitos mundiais, o Santo Padre explicou que é papel da Santa Sé trabalhar pela paz na comunidade internacional e “ser uma voz profética e um chamado à consciência”, segundo suas palavras.
Relações diplomáticas mantidas pela Santa Sé
A Santa Sé mantém relações diplomáticas com 184 Estados e Organizações Internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas, União Europeia e a Soberana Ordem de Malta. Em 2023, a Santa Sé conseguiu acordos históricos e a aproximação com outros países, fortalecendo assim suas ações diplomáticas.
O Vaticano consolidou relações bilaterais com o Sultanato de Omã, país da Península Arábica. Em 2023, foi assinado um acordo suplementar ao Acordo entre a Santa Sé e a República do Cazaquistão sobre Relações Mútuas de 1998, relacionado à concessão de vistos e autorização de residência para eclesiásticos e religiosos. O ano de 2023 encerrou-se com a nomeação do primeiro representante da Santa Sé no Vietnã desde 1975, graças a um acordo assinado entre os dois Estados em 27 de julho de 2023. (FM)
Deixe seu comentário