Gaudium news > Papa Francisco volta a celebrar Corpus Christi na Basílica de São João de Latrão

Papa Francisco volta a celebrar Corpus Christi na Basílica de São João de Latrão

A última vez que o Pontífice celebrou a Santa Missa nesta Basílica Maior por ocasião desta solenidade foi no ano de 2017.

Papa Francisco volta a celebrar Corpus Christi na Basilica de Sao Joao de Latrao 2

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (08/05/2024 12:39, Gaudium Press) Após um intervalo de seis anos, o Papa Francisco voltará a presidir as celebrações de Corpus Christi na Basílica de São João de Latrão, em Roma. A última vez que o Pontífice celebrou a Santa Missa nesta Basílica Maior por ocasião desta solenidade foi no ano de 2017.

Periferia de Roma recebeu as celebrações do Papa em 2018 e 2019

No ano de 2018, o Santo Padre quis celebrar o Corpus Christi em Casal Bertone, na periferia romana. Em 2019 ele celebrou a santa missa na igreja de Santa Maria Consoladora, em Óstia, com as procissões presididas pelo então Cardeal vigário Angelo De Donatis.

Pandemia cancelou celebrações públicas de 2020 e 2021

Já nos anos de 2020 e 2021 as celebrações públicas tiveram que ser canceladas por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Durante este período, a Missa de Corpus Christi foi celebrada na Basílica de São Pedro para um pequeno grupo e com distanciamento entre as pessoas.

Papa Francisco volta a celebrar Corpus Christi na Basilica de Sao Joao de Latrao 1

Foto: Vatican Media.

Celebrações de 2022 e 2023 canceladas por motivo de saúde

No ano de 2022, o Vaticano cancelou a celebração com o Papa Francisco por conta de dores que o pontífice sentia no joelho. Por fim, em 2023, na época em que se celebraria Corpus Christi, o Santo Padre foi internado no hospital Gemelli para uma cirurgia abdominal.

Programação deste ano de 2024

Neste ano de 2024, a celebração volta a fazer parte da agenda do Pontífice. De acordo com o mestre de cerimônias papais, Dom Diego Ravelli, a cerimônia solene na Basílica de São João de Latrão será iniciada às 17h do dia 2 de junho, domingo. Após a Santa Missa, haverá uma procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, onde será dada a bênção eucarística. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas