Gaudium news > Papa Francisco visita Papa Emérito Bento XVI

Papa Francisco visita Papa Emérito Bento XVI

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, os pontífices tiveram uma conversa curta e afetuosa, rezando juntos em seguida.

Papa Francisco visita Papa Emerito Bento XVI 1

Cidade do Vaticano (13/04/2022 14:34, Gaudium Press) Na tarde desta quarta-feira, 13, véspera do Tríduo Pascal e três dias antes de Bento XVI completar 95 anos de idade, o Papa Francisco foi até o Mosteiro Mater Ecclesiae visitar o Papa emérito. Segundo nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “depois de uma conversa curta e afetuosa, e depois de terem rezado juntos, o Papa Francisco voltou à Casa Santa Marta”.

Costume antigo

Este costume de visitar Bento XVI por ocasião da Páscoa e do Natal já é um hábito consolidado. Logo depois de ter sido eleito, em 2013, Francisco iniciou esta tradição de se encontrar com seu predecessor. A primeira visita foi realizada em Castel Gandolfo, onde Bento XVI se hospedou algumas semanas antes de se mudar para o Vaticano.

O gesto foi repetido outras vezes, como forma de manifestar proximidade e cortesia. No dia 13 de abril de 2017, o Papa Francisco foi até o Mater Ecclesiae para uma visita com duplo caráter comemorativo: a Páscoa e o 90º aniversário de Bento XVI. No ano seguinte, no dia 28 de março, o Pontífice realizou outra visita na véspera do Tríduo Pascal.

Papa Francisco visita Papa Emerito Bento XVI 2

Intervalo por conta da pandemia

No dia 15 de abril de 2019, véspera do aniversário de Bento XVI, o Papa Francisco foi visitá-lo no período da tarde. De acordo com nota publicada pela Sala de Imprensa do Vaticano na época, “o encontro também possibilitou ao Papa a oportunidade de oferecer, com particular carinho, felicitações de aniversário ao Papa Emérito” que completaria 92 anos no dia seguinte.

Em 2020, as restrições impostas pela pandemia de Covid impediram o encontro dos Papas por ocasião da Páscoa. Porém, no dia 29 de novembro daquele ano, Francisco realizou a visita ao Papa emérito acompanhado dos onze novos cardeais criados no Consistório daquele dia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas