Gaudium news > Papa Francisco vai canonizar a primeira santa argentina: Mama Antula, leiga e missionária

Papa Francisco vai canonizar a primeira santa argentina: Mama Antula, leiga e missionária

No próximo domingo, 11 de fevereiro, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa na Basílica do Vaticano e canonizará a primeira santa argentina, María Antonia de São José de Paz y Figueroa, mais conhecida como “Mama Antula”

Mama Antula

Redação (10/02/2024 13:00, Gaudium Press) No próximo domingo, 11 de fevereiro, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa na Basílica do Vaticano e canonizará a primeira santa argentina, María Antonia de São José de Paz y Figueroa, mais conhecida como “Mama Antula”.

Por esta razão, uma grande delegação vinda da Argentina, composta por alguns bispos, sacerdotes e leigos devotos de Mama Antula, está em Roma para participar da celebração. Na última sexta-feira, 9 de fevereiro, o Papa Francisco recebeu a delegação dos peregrinos argentinos na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

Durante seu discurso, o Papa Francisco evocou as virtudes da futura santa argentina, especialmente sua motivação pela “opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 195). Francisco também falou da grande devoção de Mama Antula ao Patriarca São José e a Jesus Eucarístico. O Santo Padre concluiu seu discurso pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina.

Mama Antula, a primeira santa argentina

Mama Antula foi uma leiga e missionária argentina que se destacou por seu anúncio do Evangelho através da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e, em especial, pela divulgação dos Exercícios Espirituais Inacianos. Nascida em 1730, na cidadezinha de Silípica, no norte da Argentina, Mama Antula decidiu dedicar sua vida a Deus quando contava apenas 15 anos de idade.

Permaneceu 5 anos em Córdoba, no seio de uma comunidade de leigas que viviam a espiritualidade dos jesuítas, e permaneceu fiel ao modo de vida inaciano mesmo após a expulsão da Companhia de Jesus em 1767. Acredita-se que a promoção dos Exercícios Espirituais feita por Mama Antula tenha beneficiado cerca de 80 mil pessoas, o que é equivalente a um argentino em cada cinco.

Ao ser proclamada santa, María Antonia de São José será a primeira santa nascida em solo argentino. A nação Argentina contará ao todo com três santos: Santo Hector Valdivielso Sáez (1910-1934), o primeiro santo nativo do país, que foi canonizado por João Paulo II em 1999; e São José Gabriel do Rosário (1840-1914), sacerdote secular conhecido por cuidar de enfermos de lepra e cólera, canonizado por Francisco em outubro de 2016. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas