Gaudium news > Papa Francisco recebe o primeiro-ministro de Portugal

Papa Francisco recebe o primeiro-ministro de Portugal

O Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu em audiência privada o primeiro-ministro português, António Luís Santos da Costa, no Vaticano, na manhã desta quinta-feira (28)

Papa Francisco planeja visitar a Argentina em 2024

Redação (28/09/2023 15:20, Gaudium Press) O Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu em audiência privada o primeiro-ministro português, António Luís Santos da Costa, no Vaticano, na manhã desta quinta-feira (28).

Após o encontro com o Papa Francisco, António Luís Santos da Costa se reuniu com o Secretário de Estado, o Cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, Dom Paul Gallagher. Ao todo, o mandatário português passou cerca de uma hora no Vaticano.

As pautas durante os colóquios

Em comunicado que se seguiu a sua visita, a Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que o encontro transcorreu cheio de cordialidade e que nas conversas foram elogiadas a eficácia na organização e na colaboração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), assim como a visita do Papa em Portugal no começo de agosto deste ano. A contribuição da Igreja à sociedade portuguesa foi outro ponto ressaltado durante a visita.

Assuntos internacionais, principalmente o conflito na Ucrânia e o fenômeno migratório na Europa, fizeram igualmente parte dos colóquios. No final do encontro com Francisco, aconteceu a tradicional troca de presentes: o Primeiro-ministro foi presenteado com a Mensagem para a Paz, documentos do Pontificado de Francisco, com o livro sobre a “Statio Orbis” e com a escultura de bronze “Ramo de Oliveira”, símbolo da paz e da reconciliação. Por sua vez, o Papa recebeu de António Luís Santos da Costa um álbum contendo duas fotografias simbólicas da Jornada Mundial da Juventude.

JMJ 2023

Celebrada do dia 2 ao dia 6 de agosto de 2023, a Jornada Mundial da Juventude de 2023 aconteceu em Lisboa, Portugal e reuniu milhares de jovens católicos provenientes de todos os quadrantes do mundo. Na Missa de encerramento do evento, que contou com cerca de 1,5 milhão de presentes, o Papa Francisco agradeceu a acolhida da cidade aos jovens católicos dizendo: “Obrigado, Lisboa, que ficará na memória destes jovens como casa de fraternidade e cidade de sonhos”. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas