Gaudium news > Papa Francisco pede que Vladimir Putin cesse a guerra

Papa Francisco pede que Vladimir Putin cesse a guerra

Pela primeira vez, desde o início da guerra, o Papa Francisco se dirigiu publicamente ao presidente russo para pedir um cessar-fogo imediato na Ucrânia

Papa Francesco Angelus

Redação (03/10/2022 08:45, Gaudium Press) Por ocasião do Angelus do último domingo, 02 de outubro, o Papa Francisco mencionou publicamente pela primeira vez, em seu discurso, o presidente Russo Vladimir Putin.

O Papa dedicou o discurso do Angelus para fazer um apelo pelo fim da guerra na Ucrânia. O Pontífice se mostrou preocupado com a ameaça nuclear que enche os noticiários, sobretudo após a anexação de territórios ucranianos por parte da Rússia.

“A evolução da guerra na Ucrânia tornou-se tão séria, tão devastadora e tão ameaçadora que causa grande preocupação”, justificou o Papa para falar sobre o conflito durante o encontro dominical com os fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Francisco indagou: “O que mais deve acontecer? Quanto mais sangue deve ser derramado para que percebamos que a guerra nunca é uma solução, apenas a destruição? Em nome de Deus e em nome do sentido de humanidade que habita em cada coração, renovo o meu apelo a um cessar-fogo imediato.” 

Francisco lamentou a anexação dos territórios assim como o potencial risco de uma guerra nuclear: “Lamento a grave situação surgida nos últimos dias, com ações contrárias aos princípios do direito internacional. O que aumenta o risco de uma escalada nuclear…”

international gb61454671 640

Um apelo aos presidentes da Ucrânia e da Rússia

Em seguida, pela primeira vez o Papa Francisco se dirigiu publicamente ao presidente russo, Vladimir Putin, para pedir o término da guerra: “O meu apelo dirige-se sobretudo ao Presidente da Federação Russa, pedindo-lhe que pare, também por amor ao seu povo, esta espiral de violência e morte.”

E acrescentou um pedido ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky: “por outro lado, entristecido pelo imenso sofrimento do povo ucraniano resultado da agressão que sofreu, lanço um apelo igualmente confiante ao presidente da Ucrânia para que esteja aberto às propostas sérias de paz”.

O Papa Francisco concluiu pedindo a intercessão materna da Rainha da Paz sob o título de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. (FM)

Com informações de Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas