Gaudium news > Papa Francisco pede para que se facilite o acesso dos fiéis ao sacramento da Confissão

Papa Francisco pede para que se facilite o acesso dos fiéis ao sacramento da Confissão

O Pontífice recebeu em audiência por volta de quinhentos participantes do 33° Curso sobre o Foro Interno promovido pela Penitenciaria Apostólica.

Papa Francisco pede para que se facilite o acesso dos fieis ao sacramento da Confissao

Cidade do Vaticano (23/03/2023 16:53, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 23, o Papa Francisco recebeu em audiência na Sala Paulo VI, no Vaticano, por volta de quinhentos participantes do 33° Curso sobre o Foro Interno promovido pela Penitenciaria Apostólica. Na ocasião, o Santo Padre ressaltou a importância deste valioso momento de formação, que contribui na preparação de bons confessores e encorajou os presentes a prosseguirem neste compromisso formativo.

Vínculo inseparável entre a vocação missionária da Igreja e a oferta de misericórdia

O Pontífice destacou ainda que existe um vínculo inseparável entre a vocação missionária da Igreja e a oferta de misericórdia a todos os homens. Vivendo da misericórdia e oferecendo-a a todos, a Igreja se realiza e cumpre sua ação apostólica e missionária. “Não é possível, sobretudo neste tempo da Quaresma, deixar de dar atenção ao exercício da caridade pastoral, que se expressa de modo concreto e eminente na plena disponibilidade dos sacerdotes ao exercício do ministério da reconciliação”, assegurou.

Francisco também aconselhou aos sacerdotes para que amem o silêncio no confessionário, sendo magnânimos de coração, sabendo que cada penitente recorda sua própria condição pessoal de pecador e ministro da misericórdia. Isto fará com que os confessionários não fiquem abandonados e que não falte a disponibilidade dos sacerdotes. “Nos planos pastorais das Igrejas particulares, nunca deve faltar espaço para o serviço da Reconciliação sacramental”, exortou.

A Confissão individual favorece o encontro pessoal com a Divina Misericórdia

“Se a misericórdia é a missão da Igreja, devemos facilitar ao máximo o acesso dos fiéis a este “encontro de amor”, cuidando dele desde a primeira Confissão das crianças e estendendo esta atenção aos lugares de cuidado e sofrimento”, continuou. O Santo Padre frisou que a Confissão individual favorece o encontro pessoal com a Divina Misericórdia, que todo coração arrependido espera. e que através dela “Deus quer acariciar pessoalmente, com a sua misericórdia, cada pecador: o Pastor, só Ele, conhece e ama as ovelhas uma por uma, especialmente as mais frágeis e feridas”.

Por fim, o Papa advertiu aos sacerdotes para que tenham cuidado no confessionário e nunca dialoguem com o mal. “Dar o perdão e abrir alguma porta para que a pessoa possa ir adiante; mas não ser um psiquiatra, por favor, um psicanalista: não, nunca entrar nessas coisas. Se alguém de vocês tem esta vocação, deve exercê-la em outro lugar, não no tribunal da penitência. Este é um diálogo que não cabe a um momento de misericórdia”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas