Papa Francisco pede orações pela paz no Sudão e no mundo
O Santo Padre, o Papa, expressou sua dor e preocupação com os conflitos armados que ocorrem no continente africano e em outras partes do mundo
Redação (19/02/2023 11:00, Gaudium Press) Após a oração do Angelus, no último domingo, 18 de fevereiro, o Papa Francisco lançou novamente um apelo pela paz no Sudão.
Francisco falou aos peregrinos reunidos na Praça São Pedro sobre os sofrimentos das pessoas que são impactadas pelas guerras, e em especial, com o conflito que acontece no Sudão. Ele afirmou que “em todos os lugares onde há combates, as pessoas estão exaustas, cansadas da guerra”. Como sempre, explicou o Papa, os combates são sem sentido e causam apenas destruição, morte e prejudicam o futuro do país.
Francisco recordou que os conflitos no Sudão completaram 10 meses de duração e provocaram uma grave situação humanitária, ele pediu que as partes envolvidas no conflito cessem a luta e pensem no bem do povo.
O Sudão enfrenta uma guerra civil entre o exército e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (Rapid Support Forces, RSF). Segundo estimativas, o conflito já afetou mais de 25 milhões de pessoas, deslocando 8 milhões delas, enquanto cerca de 1,6 milhão de sudaneses deixaram o país. Um comissário especial das Nações Unidas foi enviado em missão diplomática para tentar pôr fim ao conflito armado.
O Santo Padre também manifestou sua preocupação com o aumento da violência na região norte de Moçambique, onde uma missão missionária católica foi destruída por jihadistas. “Vamos rezar para que a paz retorne à esta atormentada região”, pediu Francisco. Ele também rezou pelas pessoas que sofrem devido aos conflitos militares em outros países africanos, na Ucrânia e na Terra Santa. (FM)
Deixe seu comentário