Gaudium news > Quem é São Brás?

Quem é São Brás?

Em 3 de fevereiro, celebramos a memória de São Brás, bispo de Sebaste. Utilizava seus conhecimentos médicos para restaurar a saúde tanto do corpo quanto da alma.

Busto relicario de Sao Bras

Redação (02/02/2024 17:26, Gaudium Press) Bispo e mártir em 316, São Brás era um dos santos mais celebrados e reconhecidos por sua poderosa intercessão. Inicialmente renomado médico e cristão virtuoso, ele foi escolhido pelo povo para se tornar bispo de Sebaste, na Armênia, onde era muito estimado.

Porém, movido por inspiração divina, abandonou sua posição episcopal para viver em solidão numa montanha. Lá, os animais selvagens se tornaram seus companheiros, visitando-o diariamente e recebendo sua bênção para a cura de seus males. Descoberto pelos pagãos nesse retiro inabitual, surpreenderam-se ao encontrar um homem em paz na presença de leões, tigres, lobos e ursos. Ele foi denunciado ao governador, que, após inúteis interrogatórios, ordenou que fosse preso e torturado.

Dias mais tarde, foi mandado de volta ao tribunal. Após ser jogado em um lago para afogar-se, fez o sinal da cruz e caminhou sobre as águas, causando grande espanto.

O governador furioso o condenou à decapitação. Antes de apresentar a cabeça ao carrasco, São Brás suplicou a Deus por todos aqueles que o haviam assistido no sofrimento, e também por aqueles que lhe pedissem socorro, após ter ele entrado na glória dos céus. Naquele instante, Jesus lhe apareceu e prometeu conceder-lhe o que pedia. E o glorioso mártir foi decapitado.

Conta-se que, durante sua prisão, um menino quase sufocado por uma espinha de peixe foi trazido a ele, e São Brás o curou. Ele é invocado especialmente para alívio dos males da garganta.

Oração a São Brás

“São Brás, vós curastes e mantivestes viva uma criança cuja garganta foi perfurada por uma espinha de peixe que havia engolido, nós recorremos a vós: afastai de nós todas os males da garganta que nos ameaçam e curai todos os que sofrem com eles.

Mas cuidai também de nosso espírito! Afastai-o da tibieza espiritual. Pelos méritos de vossa vida consumada no martírio, ajudai-nos a permanecer firmemente ligados a Cristo na fé, esperança e caridade”. Amém.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas