Gaudium news > Papa Francisco nomeia novo secretário da Congregação para as Causas dos Santos

Papa Francisco nomeia novo secretário da Congregação para as Causas dos Santos

Dom Fábio Fabene, atual Bispo titular de Montefiascone e subsecretário do Sínodo dos Bispos, foi o escolhido pelo Pontífice.

Papa Francisco nomeia novo secretario da Congregacao para as Causas dos Santos

Cidade do Vaticano (18/01/2021 14:30, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou na manhã desta segunda-feira, 18 de janeiro, Dom Fábio Fabene como secretário da Congregação para as Causas dos Santos.

Breve Biografia de Dom Fábio Fabene

Nascido em Roma no dia 12 de março de 1959, Dom Fabene frequentou o Seminário Menor na então Diocese de Montefiascone, completando mais tarde os estudos teológicos no Pontifício Seminário Regional de Viterbo. Foi ordenado sacerdote pela mesma diocese, no dia 26 de maio de 1984. Obteve o Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Entre os anos de 1984 a 1998 foi pároco de Santa Maria del Giglio em Montefiascone, ocupando o cargo de Chanceler Episcopal e lecionando Direito Canônico no Instituto Teológico de Viterbo.

Congregação para os Bispos

Está a serviço da Congregação para os Bispos desde 1° de janeiro de 1998, tendo se tornado Chefe do Gabinete em 24 de abril de 2010. Atualmente também ocupa o cargo de substituto da Secretaria do Colégio Cardinalício.

Congregacao para as Causas dos Santos

Desde 1996 é Juiz Externo do Tribunal de Primeira Instância para as causas de nulidade do matrimônio da Região do Lácio, no Tribunal Ordinário da Diocese de Roma. No dia 11 de janeiro de 2012 foi nomeado Prelado de Honra de Sua Santidade.

Postulador de Causa de Beatificação e Canonização

Dom Fabene também é Postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Cardeal Marco Antonio Barbarigo e assistente eclesiástico do Centro Feminino Italiano – C.I.F. De Roma.

O prelado é ainda autor de vários artigos para revistas de direito canônico, de biografias do Cardeal Barbarigo e Dom Luigi Boccadoro, além de livros sobre o ministério do bispo e do sacerdote. Foi nomeado subsecretário do Sínodo dos Bispos em 8 de fevereiro de 2014. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas