Gaudium news > Papa Francisco nomeia novo Bispo para a Diocese de Quixadá (CE)

Papa Francisco nomeia novo Bispo para a Diocese de Quixadá (CE)

O Padre Aurélio será o quarto Bispo de Quixadá, sucedendo Dom Angelo Pignoli.

Papa Francisco nomeia novo Bispo para a Diocese de Quixada CE

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (10/05/2023 11:49, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 10, o Papa Francisco nomeou o Padre Aurélio Pinto de Sousa, como novo Bispo da Diocese cearense de Quixadá.

Atualmente, o sacerdote é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará. O Padre Aurélio será o quarto Bispo de Quixadá, sucedendo Dom Angelo Pignoli. A Diocese de Tianguá está vacante desde 15 de dezembro de 2021.

Breve biografia do Padre Aurélio Pinto de Sousa

Nascido no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE), Aurélio Pinto de Sousa ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), no ano de 1994. Cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, entre os anos de 1995 e 1997.

Cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, realizando o seu mestrado em Teologia na mesma instituição. Foi ordenado diácono no dia 19 de março de 2003 e sacerdote no dia 12 de julho de 2003. Foi Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.

Cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG), no ano de 2007. Dois anos depois iniciou seu doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma. Retornando ao Brasil, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro; foi pároco da paróquia São Pedro, em Tianguá. E desde o início deste ano, então, é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas