Gaudium news > Papa Francisco nomeia dois novos Bispos para o Paraná

Papa Francisco nomeia dois novos Bispos para o Paraná

Dom Aparecido Donizete de Souza, foi nomeado Bispo Auxiliar de Cascavel e o Padre Marcos José dos Santos será o novo Bispo de Cornélio Procópio.

Papa Francisco nomeia dois novos Bispos para o Parana

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (22/06/2022 10:02, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 22, o Papa Francisco fez duas nomeações episcopais para o Brasil. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice nomeou Bispos para as Dioceses de Cascavel e Cornélio Procópio, ambas no Paraná.

Dom Aparecido Donizete de Souza, Bispo titular de Macriana menor, foi transferido do cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre para se tornar Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Cascavel no Paraná.

Já o Padre Marcos José dos Santos, até então Pároco de Nossa Senhora das Graças em Centenário do Sul-PR, foi nomeado Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, após o Santo Padre aceitar o pedido de renúncia apresentado por Dom Manoel João Francisco.

Biografia de Dom Aparecido Donizete de Souza (Novo Bispo de Cascavel)

Nascido em Ibiaci, distrito de Primeiro de Maio (PR), Dom Aparecido Donizeti de Souza foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro de 1992. Cursou mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Na Diocese de Cornélio Procópio (PR) exerceu diversas atividades em paróquias e seminários, além de assessorias pastorais. No final de 2015 o Papa Francisco o nomeou como Bispo auxiliar de Porto Alegre, onde exercia a função de bispo referencial para o Vicariato de Gravataí.

Biografia do Padre Marcos José (Novo Bispo de Cornélio Procópio)

Nascido em Ibiaci, Lupionópolis (PR) Padre Marcos José dos Santos cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina. Cursou mestrado em espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 12 de fevereiro de 2000, na paróquia Cristo Rei, em sua cidade natal. Além disso foi animador vocacional diocesano; vigário paroquial na Paróquia Sagrados Corações, em Londrina; e reitor do Seminário Propedêutico São José, de Londrina.

Também atuou como diretor espiritual, no Seminário Teológico Paulo VI, em Londrina; coordenador da Ação Evangelizadora; pároco na Paróquia São João Paulo II, em Londrina; e vigário-geral da Arquidiocese. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas