Papa Francisco nomeia Bispos para Vitória da Conquista (BA) e Caicó (RN)
Dom VÃtor Agnaldo de Menezes foi nomeado Arcebispo de Vitória da Conquista e Monsenhor Antônio Ranis Rosendo Dos Santos foi nomeado Bispo de Caiacó (RN).
Redação (14/02/2025 12:17, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, dois Bispos para o Brasil. Dom VÃtor Agnaldo de Menezes, foi nomeado Arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista (BA) e Monsenhor Antônio Ranis Rosendo Dos Santos, C.Ss.R., foi nomeado Bispo para a Diocese de Caicó (RN).
Quem é Dom VÃtor Agnaldo de Menezes, novo Arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista (BA)?
Nascido no dia 15 de junho de 1968 em Curaçá, na Diocese de Juazeiro, no Estado da Bahia, VÃtor Agnaldo de Menezes estudou Filosofia no Institutum Sapientiae em Anápolis-GO e Teologia na Universidade Católica do Salvador-BA. Foi ordenado sacerdote no dia 18 de abril de 1998. Em 25 de outubro de 2017 foi nomeado Bispo de Propriá recebendo a ordenação episcopal no dia 6 de janeiro de 2018.
Dentre os cargos que ocupou estão os seguintes: pároco das Paróquias de São Roque em Lafaiete Coutinho-BA, de Nossa Senhora Aparecida em Jequié-BA, da Catedral de Santo Antônio em Jequié-BA e de Nossa Senhora das Graças em Maracás-BA; reitor do Seminário Maior; assessor diocesano para a dimensão missionária; representante do Clero; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; coordenador Pastoral Diocesano; coordenador da Infância Missionária e secretário do Regional Nordeste 3 da CNBB; secretário nacional da PontifÃcia Obra Missionária em BrasÃlia-DF; colaborador da Catedral Metropolitana.
Breve biografia de Monsenhor Antônio Ranis Rosendo Dos Santos, novo Bispo de Caicó (RN)
Nascido no dia 3 de setembro de 1973 em Porto da Folha, na Diocese de Propriá, no Estado de Sergipe, Antônio Ranis Rosendo dos Santos estudou Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco, Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará e Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Em 2002 fez sua Profissão Religiosa na Congregação do SantÃssimo Redentor, recebendo a ordenação sacerdotal em 16 de junho de 2006.
Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial (2006) e pároco (2015-2018) do Sagrado Coração de Jesus, na Arquidiocese de Natal-RN; vigário paroquial do SantÃssimo Redentor e formador do aspirantado em Arapiraca, na Diocese de Penedo-AL (2007-2010); superior (vice provincial) da Vice-ProvÃncia do Recife-PE (2011-2014); vigário para a Vida Religiosa na Arquidiocese de Natal-RN (2016-2018); pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Diocese de Caruaru-PE (2019-2020); formador dos religiosos estudantes de teologia em Goiânia-GO (2020-2021). Desde 2022 é pároco do SantÃssimo Redentor em Arapiraca-AL e Membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Penedo. (EPC)
Deixe seu comentário