Gaudium news > Papa Francisco nomeia Bispos para a Arquidiocese de Belém e Diocese na Bahia

Papa Francisco nomeia Bispos para a Arquidiocese de Belém e Diocese na Bahia

Dom Vicente de Paula Ferreira foi nomeado Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), e o Padre Paulo Andreolli foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA).

Papa Francisco nomeia Bispos para a Arquidiocese de Belem e Diocese na Bahia

Foto: Montagem/Divulgação.

Redação (01/02/2023 10:09, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o Papa Francisco nomeou um novo Bispo para a Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e um Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Belém (PA).

Dom Vicente de Paula Ferreira, atual Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), foi escolhido para assumir a Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), sucedendo o agora Bispo emérito, Dom Armando Bucciol, que apresentou sua renúncia por idade.

Já o missionário xaveriano, Padre Paulo Andreolli, auxiliará Dom Alberto Taveira Corrêa no governo pastoral da Arquidiocese de Belém (PA). Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 15 de abril de 2023, sábado da Oitava da Páscoa, às 9h, na Catedral Metropolitana de Belém.

Dom Vicente de Paula Ferreira

Foto: Divulgação.

Quem é Dom Vicente de Paula Ferreira?

Nascido em em 27 de outubro de 1970, em Araraí, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Vicente de Paula Ferreira tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Sendo ordenado sacerdote no ano de 1996.

É doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.

No dia 8 de março de 2017, o Papa Francisco o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 27 de maio do mesmo ano, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte.

Foi eleito presidente da Comissão para a Ação Missionária do regional Leste II da CNBB no dia 5 de junho de 2019, para o quadriênio de 2019 a 2023. Atualmente, também é membro da Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral da CNBB.

Padre Paulo Andreolli

Foto: Divulgação.

Breve biografia do Padre Paulo Andreolli

Nascido em 16 de dezembro de 1972, em Noventa Vicentina (VI), na Itália, Paulo Andreolli fez o noviciado como missionário xaveriano em Ancona (Itália) entre os anos de 1992 a 1994. Realizou sua profissão perpétua na congregação no dia 5 de março de 2000 e sua ordenação sacerdotal em 17 de setembro do mesmo ano.

Possui pós-graduação em Espiritualidade e Acompanhamento Espiritual pela faculdade da Itália Setentrional, de Milão. De 2000 a 2007, desenvolveu a animação missionária e vocacional e foi membro da coordenação de conselhos missionários paroquiais em uma área pastoral da diocese de Milão.

No Brasil, entre os anos de 2007 a 2013, foi vigário paroquial na paróquia de São Félix do Xingu (PA), na prelazia do Xingu. Foi pároco na paróquia Tucumã, na mesma prelazia, de 2013 a 2017. Desenvolveu a animação missionária e vocacional com os xaverianos e no COMIRE N2 de 2017 a 2019. Também colaborou com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em seu subnúcleo 2 em Belém (PA). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas